sábado, 12 de janeiro de 2013

Teixeira dos Santos: PEC4 teria evitado troika


Teixeira dos Santos: PEC4 teria evitado troika 
O antigo ministro das Finanças Teixeira dos Santos defendeu hoje que o Programa de Estabilidade e Crescimento 4, cujo chumbo levou à queda do Governo de José Sócrates, teria permitido a Portugal enfrentar as dificuldades e evitar o resgate financeiro.

“Foi a rejeição do PEC 4 que precipitou a crise de financiamento”, afirmou hoje Teixeira dos Santos, na comissão parlamentar de inquérito às parcerias público-privados (PPP), em que acabou por fazer um balanço do período em que integrou o Governo de José Sócrates.
Questionado pelo PSD sobre as suas responsabilidades no estado das Finanças do país, como secretário de Estado do Tesouro do Governo de António Guterres e depois como ministro das Finanças de José Sócrates, Teixeira dos Santos recordou que “houve um programa, chamado PEC 4, que teria permitido ao país enfrentar as dificuldades que tinha na altura”.
O antigo ministro adiantou ainda que o Governo tinha um acordo com o Banco Central Europeu (BCE) que garantia condições de financiamento semelhantes às que neste momento estão a ser concedidas à Espanha.
A audição de Teixeira dos Santos prolongou-se por cinco horas, com as opções em relação ao projeto de alta velocidade, tomadas entre 2005 e 2011, nos governos de Sócrates, dominado as questões dos deputados da comissão parlamentar de inquérito às PPP.
Teixeira dos Santos foi chamado ao Parlamento para explicar decisões tomadas em relação à alta velocidade, concessão Oeste e concessão Brisa na qualidade de ex-secretário de Estado do Tesouro e das Finanças, cargo que ocupou entre 1995 e 1999, no Governo de António Guterres.
No final da audição parlamentar, o antigo governante saiu sem prestar declarações aos jornalistas.
Lusa / SOL
Outros:
Os números de Cavaco e Sócrates                        Europa Três anos de crise da dívida   

Nota: 

‎"9 de janeiro de 2013: Madrid liga-se a Paris por ferrovia de bitola europeia, passando por Barcelona. As sucessivas mentiras dos governantes portugueses sobre o AVE, o TGV, a Alta Velocidade, em suma, sobre a nova ferrovia europeia, que se ...prepara fornecer transporte de pessoas e mercadoria numa era que já a começou —a do petróleo caro, do empobrecimento das classes médias, e do fim do estado social tal qual o conhecemos nos últimos 30-50 anos— ficam agora escancaradas. O governo português, que se prepara para esfolar o país através de um verdadeiro fascismo fiscal, parou o "TGV", e com isso deitou literalmente à rua mais de 1000 milhões de euros, reservados pelo QREN 2007-2013 e pelo BEI para a linha Poceirão-Caia.
Acordem portugueses!

1 comentário:

  1. "Questionado sobre se a tese de que o ministro das Finanças forçou o pedido de ajuda, Daniel Bessa lembrou que “Teixeira dos Santos deixou dito que Portugal nunca entraria em ruptura de pagamentos. Nem a República, nem o sistema financeiro. E naqueles dias que antecederam o pedido de ajuda ao FMI e ao Fundo Europeu, o professor percebeu que, nomeadamente para o sistema financeiro português, era absolutamente vital que se pedisse essa ajuda”."

    "
    “Para uma pessoa comum, bem preparada e com bom senso, ele [ministro das Finanças] disse o que tinha a dizer. 7% [juros da dívida soberana] era um sinal de alerta. O professor Teixeira dos Santos não é nenhum tolo, é uma pessoa que anda nisto há muito tempo, disse o que tinha a dizer, e pode ter sido ingénuo à luz dos critérios que se usam normalmente na política. Eu acho que ele fez muito bem e acho que tinha razão”, afirmou o economista. "

    by Daniel Bessa




    ResponderEliminar