quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Gorduras Cortes na Saúde Educação Pensões

                          

FMI defende aumento de taxas moderadoras e dispensa de 50 mil professores


O aumento das taxas moderadoras, a dispensa de 50 mil professores e um corte em todas as pensões são algumas das medidas propostas do Fundo Monetário Internacional num relatório pedido pelo Governo sobre o corte nas funções do Estado.

No relatório, divulgado hoje pelo Jornal de Negócios, mas que tem data de Dezembro, o Fundo Monetário Internacional (FMI) detalha medidas que “poderão aumentar a eficiência do Estado, reduzindo a sua dimensão de forma a suportar a saída da crise”.

No documento, o FMI propõe “um corte permanente na despesa de quatro mil milhões de euros a partir de 2014, que poderá ser precedido de uma redução de 800 milhões já este ano”.

Redução de funcionários e salários na Educação, Saúde e forças de segurança e cortes no Estado Social, que consideram iníquo, especialmente para os mais jovens, são algumas das áreas a que o FMI dá especial atenção.

O documento, que já foi entregue ao Governo português, refere que há classes profissionais (polícias, militares, professores, médicos e juízes) que têm “demasiadas regalias”.

No relatório é referido que os polícias, os militares e os professores “continuam a ser um grupo privilegiado na sociedade”, que os médicos têm salários excessivamente elevados (principalmente devido ao pagamento de horas extraordinárias) e os magistrados beneficiam de um regime especial que aumenta as pensões dos juízes em linha com os salários”.

De acordo com o FMI, o corte dos salários dos funcionários públicos e nas pensões são as duas vias centrais para a redução do peso do Estado.

O FMI chama também a atenção para o sistema de protecção social, que diz ser “demasiado dispendioso, injusto e especialmente para os mais jovens”, defendendo que o “subsídio de desemprego continua demasiado longo e elevado”.

A dispensa de 50 mil professores, que permitiria uma poupança até 710 milhões, e um aumento das propinas no ensino superior são outras opções apontadas no relatório.

Lusa/SOL


Outros Relacionados:
Morais Sarmento Cortes no Estado Social                  Cortes nas PPP mais caros para o Estado
Cortes dos subsídios na Função Pública                    Pensões Corte de 4,78% iniciadas em 2013
Austeridade 50 medidas junho 2011 a agosto 2012    Pensões descem 3,5 a 10 por cento
Alemanha quer descer impostos e aumentar ...          OE 10 Sacrifícios Função Pública 2013
Portugal à beira da Catástrofe                                    Ninguém pára a revolução
Impostos Reformados perdem 1.550 com taxa           Passos Coelho em Contradições PEC IV
Privados perdem 2 F. Pública 3 salários                    Austeridade Medidas Victor Gaspar
Uma coligação de gente perigosa                              Orçamento para 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário