sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Falando de Impunidade PEC IV

                            


FERNANDA CÂNCIOPassaram apenas 18 meses desde que PSD, PP, PCP, BE e PEV se uniram para chumbar o pacote de medidas acordado pelo Governo com o BCE e a UE para garantir que Portugal não seria o terceiro país do euro a recorrer a um resgate financeiro. O chumbo, era sabido, implicaria a demissão do Executivo socialista e, no clima de pressão dos mercados financeiros sobre as dívidas soberanas, o resgate.
Na Alemanha, Merkel deu largas à sua fúria num discurso no parlamento, criticando o chumbo do pacote que tinha, frisou, o apoio do BCE e da UE. Os mesmos BCE e UE aos quais o governo demissionário, perante o disparar dos juros, foi obrigado menos de um mês depois a pedir ajuda financeira de emergência.
Toda a gente está recordada destes factos; como toda a gente terá presente que o motivo invocado pela oposição para recusar as medidas e derrubar o Governo foi um alegado "excesso de austeridade sobre as pessoas". Afinal, tudo isto se passou apenas há ano e meio. E levou só um ano e meio para se tornar claro - para aqueles para quem não o foi logo - que não existia em nenhum dos partidos que chumbou o PECIV outro propósito que não o de derrubar o Governo, custasse o que custasse, e desencadear eleições. O PSD e o PP fizeram-no porque esperavam, como sucedeu, ter votos suficientes para governar. O PCP, o BE e o PEV fizeram-no porque tinham a esperança de roubar votos ao PS e porque sabem que quanto mais à direita for o Governo mais têm possibilidades de os angariar. Ninguém, nestas cinco agremiações políticas, perdeu um minuto a pensar nos terríveis custos, para o País, desse ato. Ninguém se ralou com o expectável reforço da austeridade de que a Grécia e a Irlanda eram quadro vivo; ninguém quis sequer saber do que mais um resgate significava para a UE e para o euro. Ninguém pensou em responsabilidade, em solidariedade, em nós - ninguém, a começar pelo locatário de Belém.
Portugal podia, mesmo com o PECIV aprovado, ter sido, mais tarde, forçado a pedir um resgate? Não sabemos. Não sabemos o que teria sucedido se em vez de um Cavaco tivéssemos um presidente e em vez de um Passos e um Portas, um Jerónimo e um Louçã, gente mais ralada com os portugueses do que com ganhos partidários. O que sabemos é o que sucedeu. Que, a três meses do fim do ano, não fazemos ideia de qual o défice com que aí vamos chegar, nem de como será possível atingir a meta para 2013; que Cavaco humilhou e desautorizou o primeiro-ministro, erigindo o Conselho de Estado em poder executivo; que temos um Governo zombie; que o clamor da rua sobe e que o discurso infeccioso contra "os políticos" e a democracia cresce.
Que no meio disto a ministra da Justiça comente buscas em casa de ex-governantes como "o fim da impunidade" é um paroxismo de ironia. Cuidado, muito cuidado com o que se deseja. A nossa história recente deveria ter-nos ensinado pelo menos isso.
Fonte DN

" Quinta-feira à noite, na “Quadratura do Círculo”, da SIC Notícias, António Lobo Xavier, homem próximo de Paulo Portas e nomeado pelo governo para elaborar a reforma do IRC, veio dizer que afinal a narrativa de Sócrates sobre o chumbo do PEC IV e o pedido de resgate é verdadeira: “A entrada da troika em Portugal resultou da pressão exercida pelo PSD e pelo CDS-PP.” A chanceler Angela Merkel “não queria uma intervenção concertada, regulada, com um Memorando."

Outros relacionados:

 Passos Coelho em Contradições PEC IV                      Pensões descem 3,5 a 10 por cento
Qual o melhor Primeiro Ministro de Portugal                Passos Portugal no Bom Caminho

BPN-Falência provocava queda de 4% na ...              (PPP) do Ministério das Finanças Vítor Almeida
Cortes nas PPP mais caros para o Estado                  PPP Ponte Vasco da Gama Lusoponte
PPP - Pouparam 36 milhões nos últimos anos            Fantasias orçamentais Jornal de Negócios
                                                                                   Contas Públicas Mentiras e Falsidades

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/divida-publica-1191-do-pib-para-2012.html

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/a-poupanca-na-seguranca-social-partir.html

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/exportacoes-crescem-915-com-venda-de.html

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/privados-perdem-2-f-publica-3-salarios.html



7 comentários:

  1. Este PS não tem vergonha na cara! O Sócrates um mentiroso compulsivo e com um passado profissional e politico muito duvidoso e prometia mundo e fundos e a dizer que o défice do país estava a cair para perto de três por cento e afinal estava bem perto de dez por cento...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi assim que chegamos até aqui. O executivo anterior até podia não ser uma maravilha, depende das ideologia, mas era seguramente melhor que este.

      http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/09/divida-publica-1191-do-pib-para-2012.html

      Eliminar
    2. Viriato,já dizia Quigley :"Os dois partidos deverão ser quase iguais para que os cidadãos norte-americanos possam tirar de lá os malandros a cada eleição sem que na realidade se altere profundamente ou extensivaamente a politica".Em Portugal é mesma coisa.O PS tal e qual o PSD têm os mesmo objectivos.Ambos criam "jobs for de boys".O PS fomenta o aumento da dívida pública e depois quando o PSD chega ao governo utiliza a desculpa para atacar o estado social.Quando estão na oposição utilizam uma certa linguagem e prometem mundo e fundos mas quando chegam ao poder fazem o contrário sem qualquer tipo de vergonha na cara...

      Eliminar
    3. Até pode ter alguma razão, mas nem os irmãos são iguais quanto mais os primos. Depois um propõe cortar os dedos, mas o outro corta a mão e o braço. Ter alguns defeitos comuns, não quer dizer que as virtudes também o sejam.

      Eliminar
  2. >>> vá lá rapaziada do PSD/CDS !!!!

    !!! afinal a varinha mágica da vossa propaganda não tinha pilhas.....!!!!

    Ao fim de 18 meses de (des)governação começa a ser difícil alijarem as culpas para o Sócrates, porque em verdade verdadinha, ainda não concretizaram uma única realização das centenas de promessas, e ao fim de ano e meio
    - O Deficit aumentou
    - A Dívida aumentou
    - O Desemprego aumentou
    - Os Impostos aumentaram
    - Os Salários diminuíram
    - Quem trabalha vive pior e mais pobre

    E… MAIS GRAVE:
     Vem aí para 2013 uma dose do mesmo, mais em maior quantidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem toda a razão, mas também é verdade que o BPN e o Pavilhão Atlântico já foram vendadados aos amigos e a PJ já fez diligências à venda da EDP e da REN, mas também não nos podemos esquecer o emprego que foi oferecido a Catroga, Cardona, Diogo Leite só para mencionar os mais mediáticos.

      http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/06/grande-loja-laranja-e-edp-privatizacoes.html

      http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/03/ser-do-psd-e-pura-coincidencia.html

      http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2012/05/ministerio-da-justica-ricardo-negrao.html

      Eliminar
    2. Corvo Negro, estás enganado não sou da direita(Deus me livre).Sou simpatizante da esquerda mas sou livre de expressar as minhas ideias mesmo que vá contra aos partidos de esquerda e o PS e gente do tipo de Sócrates não são verdadeiros socialistas e de esquerda..Tanto o PS,o PSD e o CDS são sucursais do partido que governa o país desde o 25 de Abril,o Partido Capitalista...

      Eliminar