quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Baptista Bastos Que Parlamento é este?

                                        

                      



Veja como ficaria o Parlamento com 181 deputados
AVENTAR.EU

Há dias, na TVI 24, o prof. Paulo Morais fez um requisitório violento sobre a corrupção, e os interesses que se entrelaçam nos deputados do "arco do poder." Segundo disse, de manhã encontram-se, jovialmente, nos escritórios de advogados e, à tarde, vão ao Parlamento representar aqueles que lhes pagam.
Paulo Morais ferrou-lhes o nome a fim de marcar a ignomínia do procedimento. A corrupção só acabará quando eles forem varridos. Tarefa acaso difícil, mas não impossível e ao alcance da nossa cidadania. A urgente necessidade dessa empresa corresponde ao facto de "a nossa democracia estar moribunda". Paulo Morais, professor universitário no Porto, raramente é chamado pelas tv's; no entanto, o que diz, pelas verdades que comporta, atroa os ouvidos.
É mau para a democracia atacar o Parlamento, asseveram cândidas almas. Que fazer, então? Deixar que os vendilhões se assenhoreiem do templo, e dar cobertura à bandalheira indicada pelo prof. Paulo Morais? Aceitar, de ânimo leve, que gente honrada, como outro que se não cala, o prof. Medina Carreira, seja enxovalhada por uma Justiça escabrosa e por jornalistas de baixo jaez e duvidoso estilo? As cumplicidades estabelecidas possuem ramificações tenebrosas. Medina Carreira foi, obviamente, vítima de uma perversidade sórdida, mas não fica imune da infâmia quem, sem curar de saber a veracidade dos factos, tratou de transformar uma insídia numa aparente verdade.
Este jornalismo de faca na liga talvez não prolifere; mas anda por aí, e os seus mosqueteiros (e mosqueteiras) são aplaudidos com desenvolta leviandade. A sociedade portuguesa sofre do mal do tempo, dizem. Contudo, a brutalidade das transformações, por muito aceleradas que sejam, não justificam as cedências e as baixezas a que assistimos. Quando Luís Marques Mendes, em outra barricada, condena Vítor Gaspar, por este nos tratar como "atrasados mentais", essa desordem e essa perturbação têm muito a ver com a consciência do descaso e com a admissão do imoral como norma.
Criticar o Parlamento e os que tripudiam sobre a nobre função de deputado, para sobrepor as suas conveniências aos imperativos sagrados do bem comum, não só amolga a democracia: também vilipendia aqueles que a traem. Andamos excessivamente preocupados com tratar delicadamente os que vão para a Assembleia apenas para tratar da vidinha. É tempo de dizer, com o prof. Paulo Morais, que (entre os demais) os drs. António Vitorino e Paulo Rangel já estiveram juntos, de manhã, no mesmo escritório de advogados, a defender causas e proveitos comuns; e, "separados", à tarde, na Assembleia, a pleitear questões aparentemente opostas. Talvez não haja conflito de interesses, mas o assunto causa engu- lhos, e atiça, certamente, suspeitas de ordem moral. Naquele extremo cume da extrema consciência [Camus] manifesta-se uma razão superior.
Por Baptista Bastos/DN


Outros relacionados:
AOFA Corrupção Paulo Morais e Pedro Bringe    Prós e Contras - Mauro Sampaio - 15-10-2012
Corrupção no Parlamento - Paulo Morais                           Paulo Portas e os Submarinos
 Medina Carreira e Paulo Morais Gatunagem                      Justiça Em Portugal, finalmente !!!!!
D. Januário - Este Governo é corrupto                                Versos do Alentejano Doutor à Relvas
Borges e a venda da CGD Saúde                                       As grandes sociedades de advogados
PGR Estranho e Inédito Socrates Freeport                         BPN Revelado Esquema de Duarte Lima
BPN dava 20 anos Orçamento das Freguesias                  BPN vendido com 60% de desconto ao BIC
Paulo Morais BPN foi Formado por Políticos                      BPN vai custar 3,4 mil milhões em 2012
Venda do BPN pouco transparente                                    BPN Francisco Louça no Parlamento
Cuico Versos Submarinos e BPN                                       BPN A Fraude sem Castigo
BPN Vivenda de Cavaco no Algarve                                  BPN-Falência provocava queda de 4% na ...
BPN 3 anos Subsídio Férias e Natal                                  BPN Duarte Lima
BPN - Mira Amaral convida Passos                                    BPN e a Bancarrota do País
Depois do BPN Segue-se a CGD !!! ???                          Sermão do Bom Ladrão Pe António Vieira       
Genro de Cavaco compra Pavilhão Atlântico                    A face oculta do 'Monte Branco' Visão  Austeridade Carlos Moreno vai acontecer 2013            Origem da Fortuna da família de Sócrates
 O povo viveu acima das suas possibilidades                 Grande Poeta é o Povo Português
A Grande Loja Laranja e a EDP - Privatizações               Ali Babá e os 40 Ladrões  
 Diga 'Sócrates' e tudo se explica                                    Compra dos submarinos Duarte Lima 



Sem comentários:

Enviar um comentário