terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Privatizaçâo da Água Paris Roma Atenas

   

  
                        


    



                                Francois Lenoir, Reuters

Iniciativa cidadã faz recuar privatização da água na Europa

Um milhão e meio de assinaturas de cidadãos e cidadãs de sete países europeus puseram Bruxelas em sentido: o comissário para o Mercado Interno, Michel Barnier, anunciou que a directiva e em preparação os planos para legislar sobre a liberalização do abastecimento de água seriam alterados para dar satisfação aos peticionários.

Barnier, citado em Der Spiegel, afirmou: "Espero que as cidadãs e cidadãos vejam assim que a Comissão [Europeia] lhes dá ouvidos". E fez questão de esclarecer que "isto [a privatização do 
abastecimento de água] nunca foi nossa intenção e nunca foi verdade".

Na mesma declaração, o comissário acaba por reconhecer, no entanto, que os peticionários tinham algum motivo para se preocuparem com as movimentações que observavam em Bruxelas: "Tenho toda a compreensão se as cidadãs e os cidadãos se encontram agitados e preocupados quando alguém lhes conta que o abastecimento da água vai se privatizado contra a sua vontade". E admitiu também: "Num caso assim, eu próprio reagiria também assim".

Na verdade Barnier tinha feito menção de propor regras uniformizadas em toda a UE para o concessionamento de serviços como o abastecimento de água. O argumento justificativo do plano de Barnier era o de introduzir maior transparência no processo. Mas logo desencadeou um movimento que via precisamente aí uma confirmação de que se pretende privatizar aqueles serviços.
Por RTP 21 Jun, 2013

"Gostava que vissem esta reportagem de uma televisão Alemã, mas se não virem azar o vosso, numa televisão Portuguesa não vão ver de certeza, e  mais logo há futebol. Liga dos Campeões.... Não se esqueçam de ver..."

Outros Relacionados:
Água é um direito, não um negócio       As Riquezas e Pobrezas de Portugal
Boaventura Sousa Santos na SIC                                      Argentina Memorias do Saque
Deputados recusam beber água da torneira           Israel e a Palestina na ONU
Dr. Bactéria Sete erros na Cozinha                          Bebendo saúde

                                                                   

Sem comentários:

Enviar um comentário