domingo, 17 de março de 2013

Daniel Bessa: “Estamos evitar anunciar bancarrota”

   
                         

            

Ex-ministro socialista propõe novo Governo que inclua o PS.

O ex-ministro da Economia Daniel Bessa defendeu neste domingo uma solução governativa que inclua o Partido Socialista, afirmando que esse pode ser um “contributo” para evitar a bancarrota de Portugal.

“O que estou a propor [envolvimento do PS no Governo] parece-me ser um contributo para evitar esse momento de anúncio de bancarrota. Porque há uma coisa que os portugueses têm de saber. É que se esse momento chegar será muito pior do que aquilo que vivemos hoje. Quem vende o incumprimento da dívida como uma salvação está também a vender uma ilusão. Ninguém julgue que Portugal sai incólume e sem uma penalização muito maior do que temos hoje se tiver de chegar ao incumprimento assumido”, disse Daniel Bessa no programa “Conversas Cruzadas”, da Rádio Renascença.

“Estamos todos no país a tentar evitar o momento final do anúncio ao mundo da bancarrota e do incumprimento. Não estou a dizer que estamos em cima desse momento, mas, infelizmente, estamos hoje mais perto do que estávamos há dois meses, estamos mais perto do que estávamos há dois anos. E, portanto, é isso que estamos a tentar evitar”, acrescentou o ex-ministro da Economia, num Governo socialista.

Daniel Bessa vê o Verão como o limite para o prazo de validade do actual Governo. “A meio do ano já será muito difícil lidar com uma execução orçamental muito negativa. O que assistimos é que, mais cedo do que eu próprio admitia, há aqui a confissão de uma dificuldade”, disse o presidente do Cotec, uma associação empresarial para a inovação. “Portanto, não acho que este Governo vá cair na rua. Vai cair pelo reconhecimento interno, a que não poderá deixar de chegar, da necessidade de ajuda e de que essa ajuda exige outra solução governativa.”

Daniel Bessa defende que a formação de um novo Governo “não é nenhum passe de mágica, não vai resolver nenhum problema só por si”: “Mas acho que melhora um pouco as condições do exercício da actividade governativa.”

Opinião diferente tem Miguel Cadilhe, ex-ministro das Finanças social-democrta. “Um Governo de coligação poderia ter sido tentado antes, agora não me parece viável”, disse no mesmo programa da Renascença, admitindo que Portugal está na “corda-bamba”.

“Compreendo a ideia do Daniel Bessa, mas não estou a ver que o Partido Socialista queira, tenha vontade e, do ponto de vista estritamente partidário, tenha vantagem em entrar num governo de coligação. Numa perspectiva partidária. A perspectiva nacional é outra”, argumentou Cadilhe.
Por: NFACTOS/FERNANDO VELUDO/ 17/03/2013

Existem duas razões principais:...Ver mais

O seu apoio é muito importante. Apoie esta causa....
PETICAOPUBLICA.COM




Outros Relacionados:

Recessão Austeridade não vai Salvar Portugal         O Dinheiro como Dívida Parte 1 de 5    




Farto de comentários previsíveis? O blogue de Porfírio Silva oferece opinião sem formato prévio sobre politica, ciência e cultura.
MAQUINAESPECULATIVA.BLOGSPOT.COM|DE PORFIRIO SILVA

1 comentário: