terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012

                               


dívida pública portuguesa atingiu 120,5% do Produto Interno Bruto em setembro, 2012 o que equivale a um novo máximo histórico.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/divida-publica-continua-a-subir=f775157#ixzz2Fb5kA4bP
Governo estima dívida pública nos 119,1% do PIB para 2012

123,5% do PIB: dívida pública prevista para 2013, a maior de sempre em Portugal; depois de atingir este «pico», a Comissão espera que a dívida comece a descer gradualmente.
24 de Setembro, 2012
A dívida pública portuguesa deverá atingir os 119,1 por cento do Produto Interno Bruto já este ano, de acordo com as estimativas do Governo, acima dos 114,4 por cento anteriormente previstos e mais 11,3 pontos percentuais que em 2011.Na apresentação dos resultados da quinta avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) pela ‘troika’ – composta pelo Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia – o ministro das Finanças indicou que a projecção para a dívida pública em 2013 havia sido revista de 118,6 por cento para 124 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
A ‘troika’ também indicou no seu comunicado este valor, que já havia sido revisto, dizendo, no entanto, que esta continuava a ser “sustentável” aos olhos dos seus técnicos, mas não indicou o valor para 2012.
O Ministério das Finanças nas suas previsões revistas estima agora que a dívida pública chegue já muito perto da barreira dos 120 por cento este ano (119,1 por cento).
Esta previsão é revista em alta em 4,7 pontos percentuais – de 114,4 por cento do PIB previstos na quarta revisão para os 119,1 por cento do PIB previstos no âmbito da quinta revisão - num ano em que a meta do défice prevista acordada com a ‘troika’ foi relaxada em apenas 0,5 pontos percentuais, passando agora para os 5,0 por cento do PIB, quando o acordado anteriormente era de 4,5 por cento.
No próximo ano a revisão é mais elevada, passando Portugal a ter de atingir um défice no máximo de 4,5 por cento, quando o estipulado anteriormente era de 3,0 por cento.
Essa derrapagem explica também o aumento da dívida pública estimada para 2013 em 5,1 pontos percentuais do PIB face ao estimado anteriormente, passando a projecção de 118,6 para os 123,7 por cento do PIB.
Na primeira notificação do ano do Procedimento dos Défices Excessivos enviado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) para o Eurostat, o valor provisório da dívida pública no ano passado era de 107,8 por cento do PIB. Caso se concretizem as estimativas do Governo, o valor deste ano pode ser superior em 11,3 pontos percentuais ao valor do ano passado.
A estimativa incluída no documento datado de 30 de Março para a dívida pública deste ano era de 112,5 por cento, podendo ser agora superior em 6,8 pontos percentuais.
Lusa/SOL

Os mais endividados da zona euro


Défice atinge 6,8% do PIB

défice atingiu os 6,8% do Produto Interno Bruto no primeiro semestre, segundo o INE.

15:08 Sexta feira, 28 de setembro de 2012
Última atualização há 3 minutos
 7  1 

 
O défice orçamental nos primeiros seis meses do ano atingiu os 6,8% do Produto Interno Bruto, em contabilidade nacional (a que conta para Bruxelas), correspondente a -5.597 milhões de euros, indicou hoje o INE.
No destaque com as Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional, o Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que "embora se tenha verificado uma redução significativa da despesa corrente, o saldo corrente não evidenciou melhoria em consequência da evolução negativa da receita corrente".
O INE diz que, no que diz respeito à recente corrente em termos homólogos, as variações mais significativas "verificaram-se ao nível dos impostos sobre a produção e a importação e das contribuições sociais".
A meta original para o final deste ano acordada com a troika era de 4,5% do PIB, mas foi revista na quinta avaliação do Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) com a troika para 5%.
Nos primeiros seis meses de 2011 o défice orçamental em contabilidade nacional atingia os 8,2% do PIB.

Défice do ano passado revisto em alta 


O INE reviu hoje em alta o défice orçamental do ano passado, que passa de 4,2 para 4,4% do Produto Interno Bruto, e a dívida pública de 107,8 para 108,1% do PIB.
De acordo com a segunda notificação do ano do Procedimento dos Défices Excessivos que Portugal está obrigado a enviar para Bruxelas, o valor é revisto em 262,5 milhões de euros, que são justificados com "informação adicional".
Quando comparado com a primeira notificação datada de 30 de março deste ano, pode-se verificar que o défice orçamental piora em 291,1 milhões de euros na administração central, melhora em 80,4 milhões de euros na administração local enquanto o saldo positiva dos fundos da Segurança Social acaba por diminuir em 51,9 milhões de euros.
Assim, comparando as contas reportadas pelo INE em março e as conhecidas hoje, que mais contribui para esta revisão em alta do défice é mesmo a administração central.
Lusa/Express

Outros relacionados:
Austeridade Nobel da Economia Joseph Stiglitz
 Krugman e Layard contra austeridade
Austeridade Estas medidas são um erro                                                                                       Austeridade Medidas Victor Gaspar
Bardamerda e caladinhos austeridade em 30 ...
As medidas de Austeridade deste Governo
Medina Carreira Austeridade 7 Maio
austeridade é uma ideia Perigosa Mark Blyth
Ferreira Leite arrasa Vítor Gaspar
Europa Três anos de crise da dívida
Sondagem RTP PS=PSD+CDS
O regresso da pobreza à Europa




Sem comentários:

Enviar um comentário