terça-feira, 4 de dezembro de 2012

José Gomes Ferreira Condições e Juros à Grécia

 

  
Foi assim que Marques Mendes comentou ontem na TVI a explicações avançadas pelo ministro das Finanças para que Portugal não beneficie das facilidades concedidas à Grécia para pagar os empréstimos.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/gen.pl?words=chave&p=kwds#ixzz2EMfxIOrs     

   
Já muito foi dito e feito sobre a forma manipuladora como José Gomes Ferreira conduz as suas entrevistas e sobre números cuja fonte é o próprio José Gomes
GERINGONCA.COM


A reviravolta



A situação portuguesa é diferente da que se vive na Grécia? Certamente. Mas é para lá que corremos o risco de caminhar se o Governo insistir neste rumo de arraso da economia.
Pedro Silva PereiraO primeiro-ministro acha que tem um "problema de comunicação": ele bem tenta explicar, com as suas longas respostas, só que ninguém o entende. Ao que parece, problema idêntico persegue também o ministro das Finanças: por mais devagar que fale, instala-se a "confusão". Segundo o próprio, tudo se deve à "simplificação excessiva de assuntos complexos". Infelizmente, o problema é outro. E é pior.
O que se passou esta semana com a reviravolta na posição do Governo português sobre a aplicação a Portugal das novas condições de ajuda à Grécia é absolutamente lamentável. A verdade é esta: a invocação do princípio da igualdade de tratamento dos países sob assistência financeira (à semelhança do que já sucedeu anteriormente, permitindo a redução dos juros devidos por Portugal) pareceu uma boa ideia ao Governo português até ao dia em que se manifestou o desagrado do ministro das Finanças alemão. A partir dessa altura, tudo mudou: o seguidismo subserviente do Governo veio mais uma vez ao de cima, fazendo temer o pior quanto à defesa dos interesses nacionais.
Todos ouvimos e percebemos bem o que disse o Ministro das Finanças na Assembleia da República, no dia seguinte à decisão do Eurogrupo sobre as novas condições de ajuda à Grécia. Nem podia ter sido mais claro: "Portugal e Irlanda - Países de programa - serão, de acordo com o princípio da igualdade de tratamento (...), beneficiados pelas condições abertas no quadro do Mecanismo Europeu de Estabilização Financeira".
Também ouvimos e percebemos o que disse o próprio primeiro-ministro, na sua entrevista à TVI, quando invocou o princípio da igualdade de tratamento e discorreu sobre o impacto, que classificou como positivo, da aplicação a Portugal de várias das condições acordadas para a Grécia: quantificou mesmo um benefício de mais de 20 milhões de euros com a redução das comissões devidas à ‘troika', considerou importante um prolongamento do prazo de reembolso do empréstimo e classificou também como importante, do ponto de vista da tesouraria, um prazo generoso de carência dos juros.
Desta posição passou o Governo, do dia para a noite, para a teoria oposta: afinal, não é prudente reclamar igualdade de tratamento para que não haja confusões: nós não somos a Grécia. Lá, está tudo a correr mal; aqui, está tudo a correr bem.
A situação grega, sem dúvida, é e sempre foi muito diferente da portuguesa. Mas isso não significa que o princípio da igualdade de tratamento não deva ser invocado, desde logo, para evitar um injustificado tratamento discriminatório dos diferentes países sob assistência financeira. E também porque não pode negar-se que muitas das condições agora acordadas para a Grécia seriam igualmente úteis e adequadas para Portugal, até para favorecer as próprias condições de sucesso do Programa.
E vai sendo altura de abandonar a fantasia de que aqui está tudo a correr bem. Vejamos: a meta do défice, já se sabe, não vai ser cumprida pelo Governo (segundo a UTAO, em Setembro o défice real estava em 6,6%); a dívida pública, que segundo o Memorando inicial deveria atingir o pico em 2013, com 115,3%, vai afinal chegar aos 127,6% em 2014; a economia, para a qual o Memorando inicial previa uma recessão de -1,8% este ano vai afinal cair 3% e nos próximos dois anos, em vez de crescer 1,2% em 2013 e 2,5% em 2014, vai, na previsão optimista do Governo, cair de novo 1% em 2013 e apenas crescerá 0,8% em 2014; o desemprego, por fim, que o memorando inicial admitia que pudesse chegar, no máximo, aos 13,4%, em 2012, está já nos 15,8% e o próprio Governo prevê que chegue aos 16,4% no próximo ano. Não: não só não estamos a cumprir, como não está tudo a correr bem. E só não vê quem não quer.
Ainda assim, a situação portuguesa é diferente da que se vive na Grécia? Certamente. Mas é para lá que corremos o risco de caminhar se o Governo insistir neste rumo de arraso da economia e se não tiver a coragem bastante para defender na Europa os interesses nacionais.
07/12/12 00:15 | Pedro Silva Pereira /Económico

                             

Escudo Moeda de Portugalpublicou noMOVIMENTO DOS "COM FOME"!
Quem quer dinheiro da UE?
Um sindicato financeiro organizado e apoiado pela França, Alemanha e Itália financiavam Portugal nos super projectos europeus onde o país era obrigado a entrar com 20%, os quais não os tinha, nem teria capacidade de os pedir emprestados, eles ofereciam-no-lo com juros altíssimos de 5% a 7%. Os anos passam, não pagamos apenas 20% dos projectos como já pagamos o valioso dinheirinho da UE (e inflação incluída)... Interessante... Mais tarde entramos para o Euro e ficou mais fácil o financiamento externo. Será que recebemos mesmo fundos europeus? Por outro lado esses mesmos fundos eram financiados por Portugal em cerca de 20% com a contribuição do iva e das taxas aduaneiras.

Outros Relacionados:
Ferreira Leite defende chumbo Orçamento 2013       Ferreira Leite arrasa Vítor Gaspar
Ferreira Leite endurece críticas ao OE para 2013     Helena Roseta Este governo rouba os pobres
Uma coligação de gente perigosa                                  Poesia O Zé na miséria e eles ricos
Austeridade Ferreira do Amaral rutura em 2013         Europa Três anos de crise da dívida
Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012                      O resgate um ano depois
Falando de Impunidade PEC IV                                     Transparência - Carlos Moedas
DJanuário - Este Governo é corrupto                        Silva Lopes acusa Governo                                           Marques Mendes Assalto à classe média                      Orçamento para 2013
Capucho Governo Salvação Nacional sem Passos     Vasco Lourenço Inevitável Guerra na Europa 
 Freitas Amaral PS Fez bem recusar Refundação        Freitas do Amaral: Portugal segue "Grécia
Austeridade Ferreira do Amaral rutura em 2013        Ferreira do Amaral: Crise política em 2013



1 comentário:

  1. Espero resistir vivo (com a saúde como está e o custo de vida a aumentar) para ver onde Passos Coelho, como bom aluno, irá chegar na estrutura europeia depois de ser destituido ou perder as eleições. Já o imagino com um bom tacho e ele também!

    ResponderEliminar