quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Troika e Governo falharam

                      
                      
          
         

PORQUE FALHA E FALHOU O MODELO DA TROIKA.

Eu escrevi aqui, em Setembro de 2011, aqui uma Nota que tinha como título " A Armadilha do Modelo da Troika " .

Nessa nota explicava porque , no meu entender , o modelo proposto nunca iria dar resultado. Bom, os resultados são conhecidos .

Essencialmente, porque falhou o modelo da Troika .

Primeiro foi a primeira vez que se aplicou este modelo a um páis integrado numa União Monetária e que não poderia utilizar o instrumento que o FMI está habituado da taxa de câmbio. Daí se ter optado , em virtude de não se poder utilizar a desvalorização da moeda para corrigir desequilibrios externos , a chamada desvalorização interna . Ou seja reduzir os custos de produção , essencialmente do trabalho de forma a tornar os produtos mais competitivos no mercado internacional. Porquê ?

Porque o modelo assentava nas exportações ou seja a substituição da procura interna e produção para a procura interna pela procura externa e produção para a procura externa . Por outro lado para se equilibrar a Balança Comercial havia duas vias : uma através de produção interna substituidora de importações , outra através da redução do rendimento disponível dos agentes económicos com efeitos obvios nas importações. Foi esta a via escolhida.

O principal erro começou logo em que a Troika e o Governo não perceberam a estrutura do PIB português. Em 2003 as exportações representavam 28 % do PIB , em 2008 32 % , em 2001 36% e em 2012 39 % ( atenção que este aumento de 2012 não tem tanto a ver com a subida das exportações mas mais com a queda do PIB ). Sendo assim, a Procura Interna representava 72 % em 2003 , 68 % em 2008 , e 61 % em 2012.

O que significa que quase dois terços da economia trabalhava para o mercado interno . E foi exactamente esta componente que foi atacada e destruída pelo modelo da Troika / Governo português num pressuposto totalmente irrealista de que as exportações substituiriam a procura interna em dois ou três anos.

As medidas de austeridade tomadas visaram não só arranjar receitas fiscais para o Estado mas também, aniquilar esta procura interna só que , como era esperado, como as exportações ( até porque era esparado um arrefecimento das economias mundiais ) não substituiram a procura interna, e o mercado interno foi asfixiado, daí as falências e o desemprego que surgiu.

Não digo que o modelo de desenvolvimento da Economia portuguesa não deva assentar nas exportações ( até porque foi o anterior Governo o primeiro a tomar medidas efectivas para isso ) mas é de uma ignorância total supor-se que basta carregar num botão para o modelo se alterar.

Estas alterações levam bastante tempo não se podem fazer em dois , três ou quatro anos. E o resultado está á vista : nem as exportações substituiram a procura e produção para consumo interno como ainda, se destruiu riqueza , destrui-se o tecido produtivo , atingiu-se niveis imaginários de desemprego.

Esta ignorância tem custado o que tem custado e que todos nós sofremos . E não tem solução porque entramos numa espiral de austeridade . Como o modelo não dá resultado, nenhuma meta é atingida logo, mais austeridade . Mas este acréscimo de austeridade leva a que as metas não são atingidas e assim continuamos.

Acho que é mais do que altura de parar com isto . O erro está no modelo e de quem o aplicou que não percebeu que num país em que 70 % da riqueza criada é para o mercado interno não se pode de um momento para o outro aniquilar este sem alternativa.

Os velhos Manuais de Economia explicam isto , mas nem é preciso isso bastava bom senso .... Por: Wolf Grey/Facebook.
Economia pode já ter batido no fundo, fiz FMI
www.jornaldenegocios.pt
No relatório da oitava e nova avaliações, o Fundo Monetário Internacional (FMI) sublinha que os sinais vindos da economia são positivos e que esta pode já ter batido no fundo, iniciando a partir daí a recuperação.






Ourtros Relacionados:
Irlanda FMI Diz Austeridade não Resultou
Austeridade Estas medidas são um erro             Austeridade Nobel da Economia Joseph Stiglitz Austeridade Medidas Victor Gaspar         Bardamerda e caladinhos austeridade em 30 ...
Krugman e Layard contra austeridade                As medidas de Austeridade deste Governo
Medina Carreira Austeridade 7 Maio                  austeridade é uma ideia Perigosa Mark Blyth
Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012             Europa Três anos de crise da dívida
O regresso da pobreza à Europa                         Poesia O Zé na miséria e eles ricos
Transparência - Carlos Moedas                           O resgate um ano depois
Argentina Memorias do Saque                                     Fantasias orçamentais Jornal de Negócios
 Austeridade Paul Krugman Acabar com a crise já.        O Que é o BCE
Recomendo a visualização deste vídeo, em virtude de vir complementar o pensamento do ilustre José Sócrates, eu vi.


Dívida de países que aplicaram a austeridade foi a que mais cresceu
“Bons alunos” e “maus alunos”, todos os países que seguiram os “diktats” do governo alemão e da troika e aplicaram políticas de austeridade supostamente para reduzir a dívida, obtiveram o resultado oposto: Irlanda, Itália, Espanha, Grécia e Portugal.
http://www.esquerda.net/artigo/dívida-de-países-que-aplicaram-austeridade-foi-que-mais-cresceu/28818






Retrato do neoliberalismo e a dilapidação do bem público
Esta imagen es una perfecta definición del neoliberalismo, es decir individualismo, egoismo y la busqueda del bien privado a costa de destruir el bien común
Adicionar legenda

Sem comentários:

Enviar um comentário