sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A histeria do Ódio a Sócrates II

                         

Goste-se ou não de Sócrates, uma coisa é certa, está muitos furos acima de todos os outros políticos, da nossa praça, que têm como objectivo o poder de governar. Como foi possível que, uma boa parte dos portugueses, o tivesse preterido a favor de Passos Coelho? Uma pergunta que provoca muita incomodidade, eu sei... Por: Francisco Fortunato.
         
                        

                               Até tu, Horta Osório? (2)

Alguns leitores escreveram-me a pedir que transcrevesse na íntegra a resposta que António Horta e Costa deu sobre a dívida pública na entrevista à Revista do Expresso (reproduzida parcialmente aqui). Eis então a pergunta e a resposta:
    - Portugal vai conseguir pagar a dívida?
    - O importante não é pagar a dívida, mas que a dívida se mantenha dentro de rácios razoáveis em relação à riqueza criada. Enquanto os privados devem pagar as dívidas ao longo do seu ciclo de vida, as empresas e os Estados, que não têm um ciclo de vida, não precisam de o fazer. Têm é de pagar o serviço de dívida.
Ou seja, como alguém tinha dito, “As dívidas dos Estados são por definição eternas. As dívidas gerem-se.
                     

                     

         

Ainda há por aí muita gente a ter pesadelos com Sócrates, pois continuam a sonhar com ele debaixo da cama. Mesmo depois de terem cortado os pés à mesma e terem colocado o colchão no chão, afinal não resultou, pois passaram a sonhar com ele no teto.  


 O ódio a Sócrates
 Se não sabem eu explico, porque é que a direita e também a esquerda fica azeda e odeia tanto José Sócrates. Experimentem introduzir um cavalo num curral cheio de burros e vão ver que todos o mordem e escoiceam. A inveja e a frustração de saber que nunca chegarão a cavalos provoca ódios e raivas. Enquanto uns ficam frustrados e raivosos, há outros que ainda dizem que aquele burro é esquisito, pois nem percebem que se trata não de um burro, mas dum cavalo.





opiniao_lucioA campanha que tem sido feita contra o Tribunal Constitucional, tem um paralelo na história recente. Os autores são os mesmos. Só não vê quem não quer. Ataca-se violentamente um órgão Independente da estrutura do Estado, que tem por primeira função defender a Lei contra todos os abusos de uma qualquer maioria, onde os fins podem justificar os meios. Nada de mais pavoroso.
Que leitura se pode fazer daqueles que juraram defender a Constituição e governar sobre a sua égide? Que dizer, quando a atacam violentamente, incluindo ataques pessoais aos Juízes do próprio Tribunal? Que democratas são estes que atacam as decisões do Tribunal? Podem discordar delas, mas não têm mais, é de acatar as suas decisões, sejam ou não convenientes com os seus interesses. O Tribunal Constitucional e as suas decisões são soberanos e são o que nos separam da barbárie.
Os mesmos que hoje orquestram esta campanha contra o Tribunal Constitucional, são exatamente os mesmos que conduziram a campanha mais vil de que há memória contra uma pessoa e um primeiro-ministro em Portugal. Contra uma pessoa, porque essa campanha visou a pessoa em si, com as mentiras mais soezes sobre a sua vida privada. Contra o primeiro-ministro porque foi falsa e hipócrita. Claro que falo de José Sócrates.
Esta campanha sórdida conduziu os portugueses a uma brutal descrença na política. A substituição da discussão dos problemas sérios do País, por problemas acessórios, que têm mais a ver com a ética do que, com os reais problemas que atravessamos. Não quero dizer que também eles não sejam importantes, mas o seu intuito é o de nos distrair das verdadeiras causas. Das verdadeiras causas, que nos conduziram aos dias de hoje.
jose socrates - 01nov13A ignorância sobre o que aconteceu com a crise mundial que se iniciou em 2007. As decisões e contra decisões da União Europeia. A falta de uma liderança forte na resolução dos problemas. A opção da austeridade aplicada de um dia para o outro depois de uma ordem de expansão económica. A errada arquitetura do Euro. Mal concebida desde o seu início, e que veio a redundar em grandes distorções nos Países que constituem a moeda única e que não tiveram em conta as suas importantes diferenças. Tudo isto contribuiu para uma forte debilidade dos Países do sul da Europa. A Europa não dispor de um Banco Central com as características de um Banco como a Reserva Federal dos Estados Unidos, do Banco do Japão ou mesmo do Banco de Inglaterra, não nos proporciona ferramentas de igualdade para o combate à crise.
Acrescente-se ainda a brutal demência na insistência destas políticas de austeridade, em que as suas consequências estão provadamente longe de resultar. Mas, o que pensam muitos portugueses? A culpa de tudo isto foi de …Sócrates.
O discurso consecutivo na desqualificação das pessoas, e a não discussão dos problemas reais e da sua verdade conduziram-nos à situação atual. Hoje, muitos continuam a dizer que nem vale a pena perder tempo com Sócrates, mas a realidade é que todos continuam a falar dele. Sendo assim, não compreendo a preocupação com o mesmo. Há pessoas que dizem que ele deu uma entrevista com um discurso agressivo, que ele escreveu uma tese de Mestrado em dois dias, e depois dizem que ele é arrogante. Que qualificações, tem esta gente para denegrir um trabalho que foi julgado por catedráticos de uma prestigiada Universidade Francesa, que ninguém contesta? Discurso agressivo? O que foi e tem sido toda a campanha contra Sócrates? Uma conversa de avózinhas? Prefiro uma linguagem, que pode ser dura mas entendo, do que uma linguagem redonda, cheia de adjetivos brilhantes, mas que no fim e bem espremida não significa nada e ninguém compreende.
Daniel Oliveira
Daniel OliveiraPor vezes ouço pessoas a reconsiderarem algumas das atitudes que tiveram contra Sócrates. É curioso notar que apesar disso ainda mantém reservas mentais contra ele. Dizem: Bem o homem afinal não era tão mau como diziam mas…não sei, ele tinha alguma coisa. Perguntando, o quê? Ninguém sabe responder. Não tenhamos dúvidas de que a campanha contra ele foi bem orquestrada. Foi criada uma histeria coletiva contra ele, que nem indivíduos que dão nota positiva à sua governação tem medo em público de o defender.
Ultimamente, começam a aparecer algumas teses e alguns comentaristas, de todo o arco político, que começam a dar alguma razão a Sócrates e tentam explicar o sucedido.
No meio de muitos outros, Daniel Oliveira, por exemplo, escreveu um artigo de opinião publicado no “Expresso” com o título: O “Ódio a Sócrates”. Li esse artigo, e apetece-me perguntar: Perante o que Daniel Oliveira escreve hoje, onde estava ele nessa altura? Era bom que nos dissesse quando é que contestou o seu parceiro de debate Luís Pedro Nunes quando este só destilava ódio contra Sócrates. Quando é que ele levantou a voz contra a difamação e a infâmia, que hoje de certa forma, diz ter existido? Onde é que ele estava, quando pensei que, finalmente, seria possível uma aliança à esquerda com o Bloco? Quando o seu partido ganhou um razoável número de deputados, a primeira coisa que o seu líder Francisco Louça fez foi estar contra Sócrates, o seu Governo e uma possível aliança com o PS. Nessa altura também ele era responsável do Partido. Será por ter hoje concluído que estava errado que abandonou o Bloco?
Bem, mais vale tarde do que nunca. Mas, no seu artigo de opinião ainda paira o vírus contra Sócrates. Em determinada altura diz: Tenho dúvidas (em relação a ele, Sócrates). Se as tem, guarde-as para si. Mas se escreve, tem que dizer em que consistem as suas dúvidas. Se assim não for, estamos sempre no domínio da especulação.
Se alguém acha que Sócrates pisou a barreira da legalidade, não se limite a ameaçar com cadeia. Tenha simplesmente a coragem de apresentar queixa na Procuradoria-Geral da Republica.
procuradoria - lucio-01nov13Hoje, pergunto a mim próprio a razão deste discurso contra Sócrates não ter continuado. Como é que tantas e enormes diferenças pela negativa nas atitudes dos que nos desgovernam não provocam comportamentos recíprocos ou até mais violentos? Quem explica esta atitude?
Uma das maiores falácias ainda recentemente repetida pela ministra das Finanças na aprovação do ultimo Orçamento Retificativo foi a da falência do Estado. Esta é uma das maiores mentiras desde sempre. O estado nunca esteve falido, nem no tempo de Sócrates nem hoje. O que o Estado necessita, como todos os outros sem exceção, é de refinanciamento, que é uma coisa totalmente diferente. Diga-se que em dois anos, este desgoverno consegue superar o governo de Sócrates.
Sócrates elaborou três PEC o quarto não foi aprovado, o que nos trouxe ao terror porque passamos hoje. Este desgoverno, bate o recorde. Já lá vão seis PEC. A única diferença é o nome. Antes chamava-se PEC (Programa de Estabilidade e Crescimento) agora chama-se DEO (Documento de Estratégia Orçamental). Assim se engana o povo mal esclarecido.
Lembram-se que a primeira razão apontada por Passos Coelho, o PSD/CDS, e não esquecer o Bloco, o PCP e os Verdes, todos juntos, a razão que apresentaram para reprovar o PEC, era o aumento da austeridade que era desnecessária? Agora o que dizem? Que pensar desta estratégia que teve por fim, com a cumplicidade da extrema-esquerda, a tomada do Poder?
Este desgoverno, repetidamente diz aos Portugueses com voz angélica: “ Então acham que nós queremos fazer mal aos trabalhadores e reformados”?
passos coelho -lucio-01nov13Claro que querem. Este desgoverno, formado por uma ala perigosa do PSD e do CDS, aproveitaram esta crise, para impor uma mudança na estrutura do Estado que passa pôr por fim ao Estado Social e entregar aos privados. Sócrates bem que avisou durante a campanha, mas o Pinóquio era ele. Como ainda não o conseguiram fazer de forma Constitucional o que sempre esteve na sua agenda, estão a fazê-lo agora com aquilo que considero um verdadeiro golpe constitucional. Como não é possível no nosso País, criar uma desvalorização da moeda, como não temos Banco emissor, que melhor alternativa do que empobrecer? Nem que seja à força. Fica o caminho livre para a arbitrariedade, para o saque aos serviços prestados hoje pelo Estado.
Na Educação, na Saúde, e em todas as outras áreas, que forem rentáveis para o privado. Não tenhamos ilusões. Se não pararmos esta tendência é o que vai suceder. A direita mais radical vai levar avante o seu projeto, com a contribuição do Presidente da Republica. Este desgoverno nunca foi mandatado para executar e levar a cabo uma política de desmantelamento do Estado Social e do seu tecido económico, como está ser feito.
ferreira do amaral - lucio-01nov13Uma outra falácia são as PPP. Concordo que poderia ter havido melhor negociação nas PPP, mas em todas. Nenhuma foi bem negociada no interesse do Estado. A pior porventura, foi a da ponte Vasco da Gama, que dá à empresa concessionária o exclusivo da terceira travessia do Tejo. Querem coisa pior? Sabem quem foi o responsável? Pois nem menos do que Cavaco Silva. O maior descaramento foi que o seu ministro Ferreira do Amaral, que ficou conhecido pelo “Ministro do Betão” nem período de nojo, cumpriu. Logo que saiu do Governo, foi logo ocupar a cadeira de Presidente do Conselho de Administração da Lusoponte.
Não embarco no entanto no exagero de dizer que as PPP foram a causa maior dos nossos problemas, porque não foram. Sob o ponto de vista da negociação poderia e deveria ser melhorada, mas os investimentos feitos, também são indispensáveis ao desenvolvimento do País. Digam-me qual foi o presidente de Câmara seja de que partido for, digam-me qual a população que estas autoestradas servem que alguma vez se tenha levantado contra a sua construção. Ninguém o fez. Todos as quiseram e todos as acharam necessárias.
euros - lucio -01nov13Para melhor compreender este assunto, vejamos: As autoestradas da responsabilidade de Sócrates são sete, todas para o interior do País. O seu valor total foi de 3.5 mil milhões de euros a pagar em trinta anos. Este valor, representa cerca de 0,7 % do PIB. O total do valor inscrito no orçamento para 2014, para pagar todas as PPP desde Cavaco até hoje representam 2,2 % . Em comparação, este desgoverno aumenta o valor da divida em quarenta e dois milhões de euros por dia. Ou seja em três meses o valor da divida ultrapassa o valor do custo de todas as sete autoestradas de Sócrates. As autoestradas, estão lá. Criaram emprego, geraram impostos de IVA, IRS e IRC. Geraram economia, criaram riqueza. Em contrapartida a má gestão deste governo gera uma divida do mesmo valor no período de três meses apenas para pagar juros. A economia não ganha um cêntimo.
Para terminar, apenas uma referência ao entusiasmo propalado deste governo no que toca à recuperação da economia. Três aspetos são importantes. O consumo interno não baixou tanto, porque as decisões do Tribunal Constitucional reprovaram as medidas do Governo. Outro, não menos importante, foram as guerras, e instabilidade no Egipto, na Síria, na Tunísia e em todo o norte de Africa que desviaram o Turismo dessas zonas para outros destinos dos quais beneficiou e ainda bem, Portugal. O terceiro foi o ainda relativo bom desempenho do que nos resta do tecido empresarial.
Como não me consta que Coelho tenha tido qualquer interveniência nestes aspetos bem podem ficar calados quanto ao parco crescimento. Afinal, nada se deveu, antes pelo contrário às ações deste desgoverno.
É tempo de parar com politiquices e começar a falar verdade. O tempo não se compadece deste desastre sem fim para onde caminhamos. Fonte: > Crónica do Lúcio > Etc e Tal >A histeria do ódio contra Sócrates  



Outros Relacionados:
 Cortes nas PPP mais caros para o Estado              Diga 'Sócrates' e tudo se explica                            Debate Sócrates PS Ferreira Leite PSD                 PPP - Pouparam 36 milhões nos últimos anos
As escutas de Sócrates e Vara                               Portas acusa Sócrates não Agir-Combustíveis
Paulo Portas Sócrates Submarinos TGV                Preferia que estivesse aqui o Sócrates
Sócrates Hospital de Lamego 24 08 2009              (PPP) do Ministério das Finanças Vítor Almeida
Debate Passos Coelho - Sócrates                          Os números de Cavaco e Sócrates
Qual o melhor Primeiro Ministro de Portugal            O resgate um ano depois
Europa Três anos de crise da dívida                       BPN-Falência provocava queda de 4% na ...
 PPP Ponte Vasco da Gama Lusoponte                  Passos Coelho em Contradições PEC IV
 Lição de educação à bancada do PSD                 Europa Três anos de crise da dívida
 PGR Estranho e Inédito Socrates Freeport
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/10/o-odio-socrates-daniel-oliveira.html
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/10/o-incendiario-politico.html




Culpado...? - Inocente...? - Não sei. O que sei é que não temos uma Justiça INDEPENDENTE!
Muito se tem lido, ouvido e escrito sobre o Eng. Jose Sócrates...muitos a defende-lo e outros muitos a culpa-lo. - Quem tem razão? - Não sei. O que sei é que a nossa constituição e a nossa lei diz que somos todos inocentes até prova em contrário. - Aqui, vêm as minhas dúvidas...Então o procurador RosarioTeixeira tem ou não tem provas? - Se as tem, qual o receio de as mesmas desaparecerem? - Será que o Eng Jose Sócrates tem tanto poder que consegue destruir as provas que a PGR tem em seu poder? - Qual o medo que leva o Juiz Carlos Alexandre ( o mesmo que não quer ser promovido, sabe-se lá porque razão, quando a maioria dos humanos se atropelam para serem promovidos) a decretar a prisão preventiva? - Eu não vejo muito bem, até uso oculos, e só consigo ver que todo este cenário terá que ter uma "agenda", uma agenda muito escura para um país que se diz de direito...QUEREM CONDENAR o Eng. JOSE SOCRATES aos olhos do ZĖ POVINHO, aqueles que "empranham" pelos ouvidos, mas cuidado que como diz o mesmo Zé Povinho, A VERDADE Ė COMO A CORTIÇA, VEM SEMPRE AO DE CIMA, e nessa altura não só não irão ser promovidos, como perderão o seu trabalho, reforma e tudu o mais. - Juizes querem ser uma classe aparte; Juizes querem ser tratados como seres superiores; Juizes acham que estão acima de tudo e de todos; Juizes querem ser tratados por Doutores quando não têm qualquer doutoramento; Juizes acham que estão acima de toda e qualquer suspeita de corrupção; Juizes pensam que são intocáveis; juizes querem ser tratados como honestos; Juizes pensam que são omnipotentes, mas NÃO SÃO NADA DO QUE QUEREM E PENSAM SER...Há, como em qualquer outra profissão, juizes honestos, juizes desonestos, juizes competentes, juizes incompetentes, Juizes de mentalidade sã, juizes de mentalidade doente (Lembram-se de Assunção Esteves, agora presidente da Assembleia da Républica, que se reformou aos 42 anos de idade e 9 anos e 3 meses de serviço? - Lembram-se quais as razões porque se reformou - estado mental, cansaço - ? - Querem melhor exemplo de juiz de mentalidade doente e de juiz desonesto? - Ainda gostava de saber qual foi a junta médica que lhe deu essa "incapacidade" porque ou esse atestado era falso, e aqui haveria corrupção, ou a ser verdadeiro, estamos perante um milagre porque depois "curou-se" e foi deputada, eurodeputada e agoara a numero dois do nosso país.)
Estamos na verdade num país de loucos e governados por loucos!!!

José Sócrates foi diferente. Com a sua governação Portugal adquiriu valioso património cultural e científico, as nossas escolas públicas incomodaram os mercenários do ensino privado, a mediocridade que campeia em muitos setores sentiu-se ameaçada, as crianças começaram a aprender inglês no ensino básico, para terem, pelo menos, ao longo do seu percurso escolar, 10 a 12 anos desta língua universal, instrumento fundamental para a nossa economia, a ciência deu um enorme pulo em frente, nas novas gerações surgem novas e modernas elites que incomodaram o bolor, o reumático e o reacionarismo das velhas elites alapadas no Estado, Portugal ganhou estatuto internacional pelas coisas mais positivas.

Tivesse o PEC IV sido aprovado e os portugueses, passando, é certo, por dificuldades, teriam prosseguido na senda do progresso. Não é por acaso que os actuais governantes são forçados a agarrarem-se às políticas desenvolvidas pelos governos de José Sócrates para conseguirem algum falso brilho.

Nos governos de José Sócrates havia inteligência, responsabilidade, competência, sentido de Estado, respeito pela democracia e uma grande ambição relativamente ao futuro.

Mas os fermentos que lançou farão, mais tarde ou cedo, levedar um progresso efectivo para as novas gerações.

José Sócrates foi um Diamante que apareceu na vida política portuguesa.

Abri os olhos, assumam o vosso dever de zelar pelos interesses da pátria e dos vossos descendentes e concluirão que José Sócrates ergueu a bandeira do futuro. Quer devemos prosseguir.

As futuras gerações vão chamar um figo a todas as iniciativas tomadas pelos governos de José Sócrates e ainda lamentarão não se ter implementado o TGV, novo Aeroporto, etc.. Um maná do céu para elas.  Por: Finito

Agora não têm vergonha,depois de tão mal dizerem do Magalhães,até Paulo Portas vai ao México vendê-los.




Dívida Pública de Sócrates
fran14cis67co
23.06.2013 - 19:07

Sócrates em 6 anos aumentou a dívida de 68% em 2005, para 98% em Maio de 2011, quando deixou o Governo, segundo dados do EUROSTAT, e do INE.
Mas nesse mesmo período o conjunto dos Países que aderiram ao Euro também a aumentaram em mais de 25%.
Nestes 2 anos o conjunto dos Países que aderiram ao Euro, têm mantido a dívida mais ou menos estável, ao passo que em Portugal o atual Governo de incompetentes, já a passou de 98%, para 131,4%, e continua a aumentar, tudo ao contrário do que prometeram aos eleitores.

Até quando vão culpar os outros pelo desastre deste Governo.

Quanto às PPP se houve alguém que beneficiou pessoalmente com esses negócios, devem ser julgados e condenados, independentemente da cor política.



jcesar
21.09.2013 - 19:34

Sem dúvida que depois de Guterres, com Durão / Santana não parou de subir.

Dívida pública com Durão / Santana 2002 = 56.8% - 2003 =59.4% - 2004 = 61.9% - 2005 = 67.7%

Divida pública com Sócrates:
2005 = 67.7%, - 2006 = 69.4%, - 2007 = 68.4%, de 2006 para 2007 baixou.


Défice: Sócrates

2005 6.5%, 2006 = 4.6%, - 2007 = 3.1%.

Crescimento económico:
2005 0.30%, - 2006 = 1.11%, - 2007 = 2.51%.

Podem ser confirmados no EUROSTAT.

Depois com o início da grande crise económica cresceu uns 30%.

Com o atual Governo já cresceu mais que 30% em pouco mais de 2 anos, e continua a crescer, embora tenham prometido aos eleitores o contrário.

PPP

jcesar
23.06.2013 - 18:36

As PPP representam uns 0.5% de investimento anual
para o Estado, é isto ruinoso para o Estado, mas apresentam isto como se fosse o problema do País.

Afinal houve renegociações e o que conseguiram foi uma poupança de meia dúzia de milhões, e mesmo esses foram à custa do Estado assumir encargos que eram das PPP, ou do Estado cortar aos serviços que estavam previstos nos contratos.

O que interessa nos contratos das PPP, é saber se alguém beneficiou pessoalmente com esses negócios, se isso aconteceu, devem ser julgados e condenados, independentemente da cor política.

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/02/ppp-custaram-076-do-pib-em-2012.html

há uma coisa que me faz sempre rir: os comentários contra sócrates  são quase sempre desvairados, sem conteudo, sem dados concretos e baseados apenas no ódio irracional. Diz muito sobre os comentadores!!! relembro que grande parte das inverdades que circulam a respeito de Sócrates vieram da boca dos nossos actuais governantes (Relvas incluido..)...para mim isto diz tudo !!interroguem-se portanto !!


Você sabia que o valor aumentado à divida publica, desde 2011, dava para pagar quase a totalidade de 22 PPP até 2050?

Você sabia que custo da crise no governo que antecedeu o verão, provocando um aumento na divida publica em apenas 2 meses com a escalada dos juros, era suficiente para pagar os encargos das PPP, de todas as PPP, até 2014?

Pois não sabia...

Sabia que os encargos com as PPP (de todas as PPP) representavam, no seu máximo, 1,2% do nosso produto interno bruto?

Sabia que esse mesmo encargo subiu em dois anos para perto de 2,5%, apenas porque as políticas de empobrecimento, não só penalizaram as pessoas, como sobretudo penalizaram o próprio estado no seu PIB?

Você sabia que o nosso défice no final deste ano vai ser igual ao défice do ano passado, apesar de todas as contribuições, de todos os cortes, de todas as necessidades que estamos a passar?

Você sabia que, no futuro, seja qual for o governo, só conseguiremos voltar a crescer economicamente, a diminuir o desemprego, se recorrermos a parcerias públicos privadas?

Você sabia que este governo, depois de dois anos e depois de 70 000 000 de euros já recebidos da troika, tem estado na pré-falência na mesma?

Você sabia que diga o que disser, sobre quem quiser, nesta história há uns mais parvos do que outros?

Pois não, não sabia. Não sabia porque apenas lê o Correio da Manhã...

Abra os olhos, e deixe de ser estúpido, burro. Comece a pensar pela sua cabeça, enquanto o açúcar ainda chega à cabeça.  
Texto de Marinho Osório 




«O VELHO SONHO DE JOSÉ SÓCRATES»
"(...) muito do que se exporta deixa pouco valor acrescentado na economia. (...) Arrefecida que está a expectativa de, a curto prazo, tornar o país num exportador de bens com alto valor de incorporação tecnológica, o velho sonho de José Sócrates, Portugal depende de bens tradicionais (...). O país dificilmente dará um salto se não for capaz de canalizar os recursos de que dispõe na área da ciência e da tecnologia para a economia produtiva"   (Editorial de hoje do Público)

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/03/as-reformas-de-socrates-em-6-anos.html


Quinta-feira à noite, na “Quadratura do Círculo”, da SIC Notícias, António Lobo Xavier, homem próximo de Paulo Portas e nomeado pelo governo para elaborar a reforma do IRC, veio dizer que afinal a narrativa de Sócrates sobre o chumbo do PEC IV e o pedido de resgate é verdadeira: “A entrada da troika em Portugal resultou da pressão exercida pelo PSD e pelo CDS-PP.” A chanceler Angela Merkel “não queria uma intervenção concertada, regulada, com um Memorando. 

Natalidade em Portugal desce para os níveis de 1900, economia para os níveis de 200 a.C.

Por Vítor Elias

A natalidade em Portugal desceu para os níveis de 1900.
Ao que o IP apurou, esta quebra acentuada aconteceu porque a economia nacional já está nos níveis de 200 a.C., quando os antepassados dos lusitanos vendiam três borregos e duas cabras por mês aos fenícios, sendo que os directos sociais desceram vertiginosamente aos níveis de 20 000 a.C., quando os idosos e os mais fracos eram atirados  de ribanceiras, levavam com uma moca na cabeça ou, no caso das mulheres, eram puxadas pelos cabelos para as cavernas. Pires de Lima, porém, garante que as empresas estão a fazer o milagre de nos puxarem para 1348, o ano da Peste Negra. VE  

Sem comentários:

Enviar um comentário