terça-feira, 12 de novembro de 2013

Energias Renováveis 5 mil Empregos

                           

Mais uma "maldade" da herança de Sócrates.

Foi num dia ventoso, com as energias limpas a cobrir 90% do consumo elétrico nacional, chegando a 100% de madrugada, que os líderes do maior consórcio...
EXPRESSO.SAPO.PT|DE EXPRESSO - IMPRESA PUBLISHING S.A.


O Goldman estima que o petróleo poderá negociar nos 41 dólares por barril no mercado nova-iorquino e nos 42 dólares em Londres, no prazo de três meses....
JORNALDENEGOCIOS.PT



...mas não dizem onde. Estimam mil milhões de barris. Reuniram-se com Passos Coelho. SÁBADO teve acesso à proposta para ministro da Energia
SABADO.
                   



 http://www.portal-energia.com/espanha-privatiza-sol.../

O sol foi privatizado na Espanha: se autoridades...
PORTAL-ENERGIA.COM






Energias renováveis criaram cinco mil postos de trabalho nos últimos quatro anos

O eurodeputado Carlos Pimenta acredita que até meados do século Portugal conseguirá ser praticamente autónomo no consumo de energia.

A área das energias renováveis deu emprego a cinco mil pessoas nos últimos quatro anos.

Para Carlos Pimenta, antigo secretário de Estado do Ambiente e presidente da Plataforma para o Crescimento Sustentável, Portugal vai acabar por conseguir produzir quase toda a energia que gasta.

“Acredito muito que Portugal tem como objectivo que, em 2050, 100% da sua electricidade e uma percentagem muito grande do resto da energia de que precisa seja de fontes portuguesas, renováveis, com tecnologia portuguesa, feita em Portugal e investigada em Portugal”, afirma.

O ex-governante elogia o potencial da indústria energética portuguesa, sobretudo na vertente de criação de emprego.

“Só nos últimos quatro anos na indústria eólica criaram-se mais de dois mil postos de trabalho industriais, e mais três mil de serviços. Só este ano de 2013 exportaram-se mais de milhões de euros em máquinas e para o ano já temos mais de três milhões de euros em encomendas do estrangeiro de máquinas eólicas feitos em Portugal.”

O agora eurodeputado Carlos Pimenta apresenta um guião para o crescimento do país.

São 72 medidas em quase todas as áreas da governação, entre as quais a fixação de limites à despesa do Estado, condições para desagravar o IRS e a criação de uma instituição independente para as parcerias publico privadas.
Por: RR09-11-2013 








Outros:
As Riquezas e Pobrezas de Portugal                      Portugal à beira da Catástrofe - II
Grécia Morre à Fome e Portugal                           O regresso da pobreza à Europa
Não à Privatização da Água                                 A Severa O Cruel e Triste Fado
Portugal já esteve várias vezes na Bancarrota        Portugal 2013 Miguel Urbano Rodrigues
Recessão Austeridade não vai Salvar Portugal      Jornal Russo Pravda Escreve Sobre Portugal
Renováveis abastecem Portugal de electricidade




 

Eólicas e barragens têm mantido o país praticamente livre de emissões de CO2 na produção de electricidade, ao longo dos últimos cinco dias 


Israel vai construir a maior estação de energia solar no deserto do Negev

DESTAQUESENERGIAS RENOVÁVEIS


A dependência energética que o País tem do exterior fixou-se em 71,5% no ano passado, valor que compara com os 79,4% do ano anterior, reflectindo um maior peso das renováveis na produção de electricidade.
A dependência energética que Portugal tem do exterior atingiu em 2013 a marca de 71,5%, que é, segundo os registos da Direcção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), o valor mais baixo desde pelo menos 1995. 
O valor alcançado no ano passado compara com uma dependência energética de 79,4% em 2012 e a descida em 2013 "deveu-se sobretudo à redução do consumo de carvão e gás natural na produção de energia eléctrica, uma vez que a produção doméstica subiu 21%", explica a DGEG.

A subida da produção de electricidade a partir de fontes endógenas em 2013 assentou essencialmente num maior peso da energia eólica e hídrica, elevando a exposição do sistema eléctrico português às energias renováveis.

Portugal já tinha conseguido em 2010 um nível historicamente baixo de dependência energética do exterior, com este indicador a fixar-se em 76,1%, mas em 2011 e 2012 o valor voltou a subir, ultrapassando os 79%.

Os dados compilados pela DGEG, com informação que recua até 1995,  mostram que desde este ano e até 2009 Portugal sempre teve uma dependência energética do exterior acima dos 80%, com um pico de 88,8% em 2005. A partir desse ano a maior aposta do País em energias renováveis contribuiu para baixar progressivamente a dependência energética.

A ainda elevada dependência do exterior que Portugal apresenta reflecte a predominância do petróleo no consumo do País, quer ao nível da energia primária (43,5%), quer ao nível da energia final (52,2%).

No que respeita à energia primária, além do petróleo assumem pesos relevantes o gás natural (17,2%), a biomassa (13,3%), o carvão (12,3%) e a energia eléctrica (12,1%). Analisando os resultados da energia utilizada pelos consumidores finais, o petróleo pesa 52,2%, a electricidade 28,2%, o gás natural 10,5% e a biomassa 6,6%.
30 Junho 2014, 11:47 por Miguel Prado | miguelprado@negocios.pt


Como se sabe, o petróleo que os magnatas dos mercados americanos tanto exploraram para ganhar mais dinheiro subitamente começou a valer menos. Diremos mesmo muito menos. Tem isso que ver talvez com o aumento da...
DN.PT|DE CONTROLINVESTE


E o engraçado é que dizem que a Dª.Isabel dos Santos já comprou uma quinta encostada a esses terrenos.
PORTUGALGLORIOSO.BLOGSPOT.COM


1 comentário:

  1. Ora aqui está uma boa forma de iludir as massas. Não vi neste texto nenhuma menção ao elevado défice tarifário que vai ter de ser pago e já está a ser, que foi criado por esta pseudo- brilhante aposta nas renováveis. Mais a energia eólica obrigou à implementação de inúmeras infraestruturas de apoio como centrais térmicas e processos de bombagem invertida nas barragens para minimizar os desperdícios quando há a mais e produzir quanto não há vento (que isto de não poder controlar uma tecnologia tem muito que se diga referente à mesma). Porque é que não fala disso??!! só mesmo à pedrada contra estes ilusionistas... Já agora nesse diagrama retirado do site da REN convinha mencionar quanto dessa produção da PRE foi térmica... utilizou um dia em que a produção através de carvão foi mínima, mas porque não falar do valor diário médio? não interessa? e se há tanta infraestrutura de renováveis porque é que este factor ainda é tão preponderante?? Chega de ilusionismos... desafio-o a manter este comentário activo se é que defende a verdade

    ResponderEliminar