O que está acontecer com Portugal, deve-se aos ordinários… conselhos que foram dados, por António Borges no FMI, Carlos Moedas na Comissão Europeia e FMI e a Victor Gaspar no BCE, ainda muito antes de Portugal ter pedido o resgate à troika. Estes 3 senhores são os principais responsáveis pelos desastrosos resultados e pela atual situação que o nosso país se encontra. Sempre defenderam despedimentos em massa, baixa de salários e excesso de austeridade, estes mesmos senhores todos eles com grandes mordomias e pagos principescamente, foram autênticos traidores da pátria. Portugal e os portugueses sofrem as consequências de erros premeditados de indivíduos que deviam ser julgados em tribunal militar. Em Noticias Ao Minuto/Rui Ribeiro




Outros:
Maiakovski-Poeta Russo(1893-1930)               

A Razão Porque foi Eleito Passos Coelho


viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/10/orcamento-do-estado-para-2014.html 

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/11/oe-cortes-no-subsidio-de-ferias.html





Ainda a propósito das noticias em que a economia subiu 1,1% no 2º. trimestre.
Se eu dizimar um pinhal e depois plantar um eucalipto são boas notícias e pode-se falar em florestação. Se fecharem todas as lojas de uma rua e depois abrir uma ou duas, pode-se falar em crescimento económico. Se desemprego passa de 10% para 17% e depois recua para 16%, fala-se em aumento de emprego. A economia decresce mais de 3% num ano para depois 'crescer' 1,1% e fala-se em crescimento. É bom que se leiam as '10 estratégias de manipulação mediatica' de Noam Chomsky para compreender estes números. Estão aí disponíveis na internet e lêem-se em menos de 5 minutos. E já agora para mim os denominados 'empregadores' que pagam salários mínimos por 8 horas de trabalho diários deviam ser denominados por escravisadores. Estas 'notícias' de 'sinais de crescimento' são uma eficiente ferramenta!! por André ( comentador do Público)

E, também, porque o estar na outra trincheira oposta à deste governo me livra de ingenuidades, espanta-me a acriticidade de jornalistas e comentadores, que “esquecem” quanto o crescimento proclamado pelo INE e anunciado com fanfarras por diversos ministros se deve em grande parte à nova unidade de refinação da Galp em Sines, cuja construção foi iniciada em dezembro de 2008 durante o Governo de José Sócrates e agora a funcionar em velocidade de cruzeiro para o mercado da exportação. Por: Jorge Manuel Trindade Rocha


http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/08/propaganda-mentiras-do-governo.html



'Perdemos 150 portugueses por dia'
Joaquim Azevedo, convidado pelo Governo para estudar medidas de apoio à natalidade, foi às jornadas parlamentares do PSD em Viseu sublinhar a urgência de superar o défice demográfico. "Seremos uma espécie em vias de extinção", avisou, deixando um apelo dramático. Se nada for feito, "o país não será sustentável".
"Perdemos hoje 150 portugueses por dia. Antes do fim do século seremos sete milhões", afirmou Joaquim Azevedo, frisando a ideia de que a situação está a tornar o país insustentável.

Para o académico, há porem uma falta de atenção ao tema da quebra demográfica. "Parece que não é questão", lamentou, defendendo que para inverter a tendência será preciso trabalhar durante 20 anos.

"Estamos numa espécie de alerta super vermelho", comentou, lembrando que 2014 pode ser o ano em que Portugal ficará abaixo dos 80 mil nascimentos por ano.

O professor nomeado por Passos para liderar um grupo de trabalho sobre a natalidade, apontou as medidas de apoio ao emprego como as mais importantes para resolver o problema da queda de nascimentos.

"As mulheres são fortemente penalizadas pelas empresas", atacou, lembrando que ainda são muitas as empresas que não só não promovem políticas amigas da família como prejudicam as trabalhadoras que querem ser mães.

A rede de creches para crianças entre os 0 e os 3 anos é outra das medidas indicadas por Joaquim Azevedo. "Temos de colocar as crianças primeiro", disse, identificando as autarquias como entidades que podem estar na primeira linha destas políticas de incentivo às famílias.

Para Joaquim Azevedo é ainda importante investir em políticas fiscais que apoiem as famílias mais numerosas.

"Há bastante a fazer. É preciso é fazer mesmo", frisou, argumentando que o problema não se resolve apenas com imigração ou com o retorno da emigração.
25 de Março, 2014por Margarida Davim
margarida.davim@sol.pt



Horta Osório sugere que Portugal analise "tamanho ideal da população"

Horta Osório constatou que a retoma vai ser “lenta e difícil” e que não vai ser ajudada pelo “fator demográfico”, uma vez que a população está, por um lado, a envelhecer e, por outro, a emigrar.

O presidente executivo do banco britânico Lloyds, António Horta Osório, propôs que Portugal estude o “tamanho ideal da população” face às dificuldades que as questões demográficas colocam à recuperação económica.

Durante um jantar-debate quinta-feira à noite organizado pela Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, Horta Osório constatou que a retoma vai ser “lenta e difícil” e que não vai ser ajudada pelo “fator demográfico”, uma vez que a população está, por um lado, a envelhecer e, por outro, a emigrar, algo que aconselhou aos jovens portugueses em busca de oportunidades.

“Acho que Portugal estrategicamente devia abordar a questão do tamanho ideal da população. (…) Nós devíamos seriamente pensar se devíamos ser um país de 10 milhões de pessoas a baixar ou se devíamos ser um país de 15 milhões de pessoas e se fossemos quais as políticas adequadas de imigração para atrair os quadros adequados e não quaisquer quadros, como faz Singapura ou como fazem outros países”, referiu o banqueiro, perante uma plateia que incluía o antigo presidente da Câmara do Porto Rui Rio e o presidente executivo da Zon Optimus, Miguel Almeida.

Quando questionado por um professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto sobre o que poderia ser feito para convencer os melhores alunos a ficarem em Portugal, tendo em conta os salários mais baixos do que os praticados noutros países europeus, António Horta Osório foi claro: “O meu conselho é que vão. E estou a falar muito a sério”.

“A ideia de ficar estoicamente num sítio onde têm metade do salário não é o adequado. E o mesmo se aplica à passagem das pessoas do campo para as cidades. Porque é que as pessoas vão para Lisboa ou para o Porto e não ficam em Vila Real, ou não ficam em Viseu ou em Castelo Branco?”, questionou o responsável do Lloyds.

Apesar de aconselhar à emigração no sentido da prossecução das melhores oportunidades de trabalho, Horta Osório salientou que se se mantiver uma ligação a Portugal, isso significa que “poderão no futuro contribuir muito para o país”.   Por Agência Lusa / I / publicado em 9 Maio 2014 -