quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O Limão no Sistema cardiovascular


                            


O Limão no tratamento do Sistema cardiovascular:: Conceição Trucom :: 
Como já esclarecido em textos anteriores, a casca do limão contém cerca de 0,5% de óleo essencial (OE), rico em d-limoneno (65%) e vários outros monoterpenos, como 10-20% de pinenos e cerca de 10% de gama-terpineno. 

Pesquisas japonesas revelaram que estes compostos apresentam uma poderosa ação antioxidante, capaz de inibir a oxidação do colesterol LDL (mau colesterol), impedindo assim o depósito das famosas placas de gordura nos vasos sanguíneos, que podem causar a arteriosclerose e outros problemas cardiovasculares.

A explicação para tal fenômeno é que ocorre uma ação sinérgica destes monoterpenos do limão, que previne depósitos e favorece na desobstrução de vasos sanguíneos.
Por outro lado, o consumo diário do suco do limão, por ser um agente desintoxicante que ativa a eliminação de toxinas, afina e fortifica o sangue; é um tônico deste sistema.

O suco do limão preparado juntamente com sua polpa e casca contém um bioflavonóide (Vitamina P) que, combinado com a vitamina C, tem ação benéfica sobre a queda do colesterol LDL e os capilares sangüíneos, aumentando sua resistência e auxiliando quem sofre de varizes e pressão alta.
Portanto, suco, polpa e casca têm ação combinada que impedem e neutralizam a proliferação das tão temidas 
toxinas do sistema cardiovascular. 
Assim, a sugestão é o consumo diário de sucos desintoxicantes contendo o limão (suco, polpa e casca), três vezes ao dia, por um período mínimo de três meses. 
Tal tratamento irá favorecer na redução até os níveis ideais do colesterol e triglicérides, melhora
 r a flexibilidade e porosidade das veias, vasos e artérias, geralmente sem efeitos colaterais. 

A Vitamina P do Limão
Esta vitamina é encontrada em profusão nos frutos cítricos como o limão. Ela funciona em sinergia com a vitamina C, contribuindo para melhorar sua absorção e ação no organismo.

A vitamina P está representada por um grupo de substâncias chamadas bioflovonóides (flavonas, flavonóides), e as mais ativas são a citrina, a rutina e a hesperidina. São substâncias que conferem a cor amarela e laranja aos alimentos que as contém.
Os bioflavonóides não são produzidos pelo próprio corpo, motivo pelo qual têm que ser obtidos externamente, via alimentação. As principais fontes desta vitamina estão na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos das frutas cítricas, como o limão, a laranja, a tangerina e o grapefruit.

Assim, sempre é indicado que o suco do limão seja preparado de forma que contenha ao máximo suas fibras, encontradas justamente na sua entrecasca, como também na sua polpa.
Os principais benefícios da Vitamina P são:
• Evita que a vitamina C seja destruída pela oxidação, potencializando sua eficácia;
 
• Trabalha junto com a vitamina C fortalecendo os tecidos (paredes) capilares e conjuntivos, pr
evenindo assim a fragilidade capilar, portanto sangramentos como os de gengiva, e agindo como um auxiliar na cicatrização; 
• Ajuda no tratamento de edema nos tecidos como manchas roxas e equimoses;
• Ajuda na manutenção das artérias, ativando a circulação sanguínea e equilibrando as taxas ideais de colesterol.
• Aumenta a resistência contra infecções e viroses;
• Contribui para um rápido alívio da gripe e resfriados.
   

Notícias da mídia: Pesquisadores dos EUA e Canadá descobriram que a casca das frutas cítricas contém uma família de substâncias que reduz o colesterol ruim, mais eficazes do que os remédios alopáticos convencionais.
Identificada como Flavonas PMF, são similares a outros pigmentos vegetais benéficos para a saúde, como na proteção contra o câncer, doenças cardíacas e inflamações. 


Texto extraído do Livro O poder de cura do limão – Editora Alaúde.
Reprodução permitida deste que citada a fonte.

Outros relacionados:




Poema aos homens Constipados


Sem comentários:

Enviar um comentário