quarta-feira, 3 de julho de 2013

Freitas do Amaral e a Crise Governamental

Freitas do Amaral. "Estamos entregues a um grupo de irresponsáveis"

Pedro Passos Coelho anunciou que vai manter-se em funções
O fundador do CDS e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Diogo Freitas do Amaral disse hoje que o país está “entregue a um grupo de irresponsáveis” e defendeu um governo de salvação nacional ou eleições antecipadas.

“Nós estamos entregues a um grupo de irresponsáveis, de pessoas que não sabem o que é governar um país, não sabem o que é a dignidade do Estado e não sabem as regras mais elementares da democracia (…). Não sabem nada, fazem tudo mal”, criticou o histórico dirigente partidário.

Diogo Freitas do Amaral assinalou que a declaração que o primeiro-ministro fez hoje ao país, após a demissão do ministro centrista Paulo Portas, “revelou um homem que vive fora da realidade e um político com medo de assumir as graves responsabilidades que lhe cabem na dupla crise das últimas 24 horas”.

Pedro Passos Coelho anunciou que vai manter-se em funções e que não aceitou a demissão do ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, que pediu para sair do Governo menos de 24 horas depois do ministro das Finanças, Vítor Gaspar, ter tomado a mesma decisão.

“O Governo está morto e quanto mais depressa se encontrar outro, melhor”, frisou Freitas do Amaral, adiantando que, se o Presidente da República “não puder ou não quiser formar um governo de salvação nacional”, que seria a melhor solução para o país, deve convocar eleições antecipadas.

O antigo ministro, que foi também candidato à presidência da República, assinalou que “em democracia não se pode ter medo de eleições”, afirmando que “é uma perda de tempo” Passos Coelho apelar a Paulo Portas que volte atrás numa decisão que o próprio considerou irrevogável.

“[Passos Coelho] está agarrado ao poder, está com medo de ir para eleições, está com medo de pedir uma moção de confiança ao parlamento, está com medo de perder o apoio do CDS, está com medo de perder a presidência do PSD e portanto acena para uma solução que teria sido possível há uns meses” , mas não depois de ignorar as posições do CDS e de Portas.

“Andou a humilhá-lo e agora é que vem pedir batatinhas? É tarde”, considerou, acrescentando que, “se o primeiro-ministro continuar a fazer este jogo, o CDS deve solidarizar-se com o seu presidente e romper a coligação”.
Por Agência Lusa/I/ publicado em 2 Jul 2013

Outros Relacionados:
Freitas do Amaral e o memorando da Troika               Freitas do Amaral: Portugal segue "Grécia
Freitas Amaral PS Fez bem recusar Refundação         Passos Coelho em Contradições PEC IV        
 Gorduras Cortes na Saúde Educação Pensões            Economia Incerteza e o futuro zona Euro
Ferreira do Amaral: Crise política em 2013                    BRICS: O Novo Banco do mundo?
Carvalhas há 15 anos Costa hoje e Eça 1871               Argentina Memorias do Saque
 Europa Três anos de crise da dívida                             El País Entrevista de Passos na TVI
Dívida Sobe como no Tempo de Sócrates                     Dívida pública está sem travão
Austeridade Paul Krugman Acabar com a crise já.        Acorda Portugal
Adriano Moreira Portugal é um Protectorado na UE      Transparência - Carlos Moedas


“Confesso que antes do 25 de Abril não era democrata”
, disse ainda
Freitas do Amaral defendeu, em entrevista à Antena 1, que era a bom para a democracia um governo PS/PC. “Eu só espero que o Partido Comunista não fique agarrado à ideia de que só tem que entrar em cena quando for para fazer a revolução e aceite fazer alianças de governo”, disse, acrescentando que “a democracia portuguesa funcionaria muito melhor se a alternância fosse entre governos PSD/CDS e governos PS/PC”, apesar de considerar que um governo entre socialistas e comunistas “não é possível neste momento”.

Freitas do Amaral assumiu, na mesma entrevista, que antes do 25 de Abril não era democrata: “Eu sabia que era liberal, não sabia que era democrata”.

“Não posso dizer que em 72, 73, 74 tivesse falado a favor da democratização do regime, mas falei a favor da liberalização do regime”, acrescentando que “a ideia da democracia, dos partidos políticos, do governo poder mudar de acordo com as eleições, eu não a tinha tão clara no meu espírito”.

Em Portugal, “considerei o partido comunista como um perigo para a democracia portuguesa, não só em 75 mas enquanto existiu União Soviética. A partir do momento em que deixou de haver União Soviética é um partido como os outros e devo fazer aqui um elogio ao Partido Comunista: se é verdade que na minha opinião tentou tomar o poder pela força em 75, a verdade também é que desde o 25 de Novembro de 75 nunca mais infringiu uma única regra da democracia”.

Quanto ao manifesto, Freitas do Amaral diz que “não está nada arrependido” de o ter assinado e defende que não houve aproveitamento político do documento: “Não houve aproveitamento político nenhum. Alguém fez um partido com base no manifesto? Uma lista para o parlamento europeu com base no manifesto?”, considerou, esclarecendo que “apenas houve uma série de cidadãos que se encontraram de acordo quanto àquele tema”.

“É evidente que aquelas pessoas não podiam fazer uma coligação de governo, mas para um problema concreto de Portugal – que é o problema da dívida - quanto mais alargado for o leque de apoiantes melhor é”, disse ainda, considerando que o manifesto “não era um ultimato ao governo, era uma proposta de que aquele tema fosse debatido. E está a ser”.

Sobre a questão do voto obrigatório, Freitas do Amaral disse “as pessoas que normalmente se abstêm são as que estão mais descontentes, com a política, com os partidos… é precisamente esses que temos de levar a votar para que alguma coisa mude. Era uma forma de obrigar o sistema a renovar-se”.

Sem comentários:

Enviar um comentário