domingo, 14 de julho de 2013

Culinária Terrina de maçãs com Camembert




Ingredientes:


  • 2 maçãs
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 1 cálice de vinho do Porto branco
  • Fatias de queijo Camembert
  • Creme de queijo Camembert ou outro


Preparação:

As maçãs cortadas em quatro pela altura, descascadas, sem caroços e depois fatiadas, vão para uma frigideira com a manteiga derretida para cozinharem e dourarem em fogo médio; quando estiverem macias, é flamejar com o Vinho do Porto branco.
Numa terrina (opto pela forma do bolo inglês), humedecê-la, forrá-la com papel filme (se quiser desenformar), e ir compondo as seguintes camadas: maçãs flamejadas, fatias de queijo camembert e creme de camembert, que no meu caso foi queijo creme. A última camada deve ser de maçãs.
Com as pontas do papel filme que ficaram para fora, cobre-se a terrina, pressionando o conteúdo com as mãos, coloca-se um peso sobre ela e leva-se ao frigorifico por, pelo menos, 6 horas.
Na Normandia eles recomendam servir esta terrina em substituição da tábua de queijos, acompanhada de salada verde crocante; o queijo pode ser também um bleu d’Auvergne e a fruta pode ser pêra. Recomendam harmonização com sidra.
Bom, sobre as minhas impressões: esta terrina é absolutamente neutra, nem doce e nem salgada, o que a torna super versátil, uma vez que além desta versão, ela pode evoluir para muitas outras doces e salgadas. Eu polvilhei a minha terrina com açúcar de baunilha e servi com geleia de framboesa. FICOU UMA DELICIA! Acompanhe com um vinho tinto frutado.
Por:http://carmoscookings.blogspot.pt/2013/07/terrina-de-macas-com-camembert.html

Sem comentários:

Enviar um comentário