sábado, 27 de julho de 2013

BPN Rui Machete 1.250 Reunião

                       

A remuneração do agora ministro nos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, enquanto presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), terá sido paga através de dinheiro transformado em apólices de seguro de vida para fugir ao Fisco
Rui Machete, à época presidente do Conselho Superior da SLN, terá sido pago nessa qualidade, recebendo por presença em cada reunião mais de mil euros, através de uma das principais sociedades offshore do grupo BPN, a Jared Finance.
Fonte: Noticias Ao Minuto



Ministro Machete ganhava 1.250 euros por reunião no BPN

O novo ministro dos Negócios Estrangeiros Rui Machete recebia 1.250 euros em dinheiro por reunião no BPN, enquanto presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios (SLN), dona do banco, escreve hoje o Diário de Notícias (DN).

Primeiro em dinheiro e mais tarde em cheque. Cada reunião no BPN ‘rendia’ 1.250 euros a Rui Machete, o recém-empossado ministro dos Negócios Estrangeiros, que recebia aquele montante enquanto presidente do Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios, dona do banco.

De acordo com o DN, como o próprio Machete chegou a admitir em declarações na comissão parlamentar de inquérito ao BPN, durante alguns anos este montante era pago em dinheiro e só depois passou a ser entregue em cheque. 

O jornal recorda que, na 31ª reunião da comissão parlamentar de inquérito, a 2 de Abril de 2009, Rui Machete falou do sistema de pagamentos para os membros do Conselho Superior da SLN. “Penso que houve uma altura em que o banco abriu umas contas e, depois, passou a pagar em cheque, visto que algumas pessoas, como era o meu caso, não queriam ter contas no banco”, disse naquela data o actual ministro dos Negócios Estrangeiros.

Questionado pelo antigo deputado socialista Afonso Candal, Machete adiantou ainda naquela ocasião que, apesar de não saber “dizer ao certo”, “a remuneração devia ser à volta de 1.250 euros por reunião”, adiantando que “todos, excepto os administradores – evidentemente – recebiam senhas de presença”.

Ontem, Machete afirmou estar “de consciência tranquila” relativamente às suas ligações ao BPN que já foram alvo de fortes críticas à esquerda. 25 de Julho de 2013 | Por Notícias 
Ao Minuto









Outros Relacionados:

BPN dava 20 anos Orçamento das Freguesias                  BPN vendido com 60% de desconto ao BIC

Paulo Morais BPN foi Formado por Políticos                      BPN vai custar 3,4 mil milhões em 2012
Venda do BPN pouco transparente                                    BPN Francisco Louça no Parlamento
Cuico Versos Submarinos e BPN                                       BPN A Fraude sem Castigo
BPN Vivenda de Cavaco no Algarve                                  BPN-Falência provocava queda de 4% na ...
BPN 3 anos Subsídio Férias e Natal                                  BPN Duarte Lima
BPN - Mira Amaral convida Passos                                    BPN e a Bancarrota do País
O Dinheiro como Dívida Parte 1 de 5






Telegrama dos EUA acusa Rui Machete de má gestão na FLAD

Um telegrama confidencial que a WikiLeaks conseguiu interceptar acusa o ex-presidente da Fundação Luso-Americana (FLAD) de má gestão e de se recusar a prestar contas à Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa.

Em Dezembro de 2008, o antigo embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, Thomas Stephenson, num telegrama intitulado “Problemas na Fundação Luso-Americana” enviado para Washington, acusa Rui Machete de ter feito um aproveitamento pessoal do cargo que desempenhava na FLAD.

O documento é citado pelo semanário Expresso, que anunciou esta semana que se juntou aos jornais mundiais que divulgam os documentos da WikiLeaks e vai, assim, analisar os 722 telegramas da representação diplomática norte-americana em Portugal que integram o seu espólio.

O diplomata norte-americano, no mesmo telegrama, refere também que Rui Machete tem ligações aos dois maiores partidos portugueses e é suspeito de atribuir bolsas como forma de pagamento de favores políticos. E defende que “chegou a hora de decapitar Machete”, propondo uma campanha para mudar a direcção da FLAD.

“Obteve o cargo como prémio de consolação depois de ter perdido o lugar de ministro numa mudança de Governo e 1985”, concretiza Thomas Stephenson, dizendo que “tem sido há muito tempo um crítico dos EUA, que sempre resistiu à intervenção da embaixada”. Depois, o diplomata critica as elevadas despesas de funcionamento da fundação, descrevendo “gabinetes luxuosos decorados com peças de arte, pessoas supérfluo, uma frota de BMW com motorista e custos e administrativos e de pessoal que incluem por vezes despesas de representação em roupas, empréstimos a baixos juros para os trabalhadores e honorários para o pessoal que participa nos próprios programas da FLAD”. 

Mas a questão não é propriamente nova: sucessivos embaixadores norte-americanos em Lisboa teceram comentários semelhantes sobre o desempenho de Rui Machete. Em declarações ao Expresso, o antigo presidente da FLAD defendeu-se dizendo que se tratam de ataques pessoais e de acusações sem fundamento, que derivam de o facto de os Estados Unidos nunca terem percebido que a fundação é uma instituição portuguesa.
Machete refere que não passam de "ataques pessoais. Por: PÚBLICO  26/02/2011









OS TENTÁCULOS DA POLÍTICA PORTUGUESA.
O Império de Rui Machete.

Foi uma das revelações com mais impacto no espólio de 800 telegramas da embaixada norte-americana em Lisboa revelados há dois anos pelo Expresso e que fazem parte do acervo de uma das maiores fugas de informação protagonizadas pelo Wikileaks.

Num relatório enviado a 15 de Dezembro de 2008 para o Departamento de Estado em Washington pelo então embaixador dos EUA em Portugal, Thomas Stephenson, Rui Machete era arrasado pela forma como geriu ao longo de duas décadas a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), visto como "suspeito de atribuir bolsas para pagar favores políticos e manter a sua sinecura".

O embaixador norte-americano, nesse telegrama, argumentava que "chegou a hora de decapitar Machete" com base, entre outras coisas, no facto de a fundação "continuar a gastar 46% do seu orçamento de funcionamento nos seus gabinetes luxuosos decorados com peças de arte, pessoal supérfluo, uma frota de BMW com motorista e 'custos administrativos e de pessoal' que incluem por vezes despesas de representação em roupas, empréstimos a baixos juros para os trabalhadores e honorários para o pessoal que participa nos próprios programas da FLAD".

Rui Manuel Parente Chancerelle de Machete, de 73 anos, tornou-se administrador da FLAD em 1985, logo quando a fundação foi criada com dinheiro dos EUA no âmbito do acordo das Lajes, tornando-se seu presidente em 1988. Foi substituído no cargo por Maria de Lurdes Rodrigues em 2010.

Apesar de ter sido presidente durante vários anos do Conselho Superior da SLN, a sociedade que foi proprietária do BPN, o banco nacionalizado pelo Estado em 2008 e que envolve um custo de mais de quatro mil milhões de euros para os contribuintes, esse facto não consta do seu currículo oficial.

Machete também foi, entre muitos outros cargos, presidente do Conselho Fiscal do Taguspark, sociedade que se viu envolvida num processo-crime a propósito de um contrato publicitário com o ex-futebolista Luís Figo e de ligações consideradas suspeitas à campanha para a reeleição do então ex-primeiro ministro socialista José Sócrates, em 2009.



Cargos sociais Machete esteve ligado a cinco bancos... ao mesmo tempo
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ocupou entre 2008 e 2009, cargos sociais em cinco bancos concorrentes – BPI, BCP, CGD, SLP e BPP, avança o jornal Público desta quinta-feira. O Banco de Portugal já veio a dizer que só o podem fazer “pessoas cuja idoneidade e disponibilidade dêem garantia de uma gestão sã e prudente”.






Sem comentários:

Enviar um comentário