sábado, 29 de junho de 2013

BANIF Leva Mais 700 Milhões


A Comissão Europeia diz que desde 2013 pediu repetidamente a Portugal para tomar medidas, mas só recebeu planos com projecções irrealistas e…
JORNALDENEGOCIOS.PT


Injeção de 700 milhões de euros no Banif leva défice orçamental para 10,6%

O défice orçamental das Administrações Públicas atingiu os 10,6% no primeiro trimestre do ano, o que compara com um valor nominal do défice de 7,9% registado no período homólogo de 2012, informou, esta sexta-feira, o Instituto Nacional de Estatística.

De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais por Setor Institucional, divulgadas pelo INE, o défice das Administrações Públicas situou-se nos cerca de 4167,3 milhões de euros entre janeiro e março de 2013 (-10,6% do Produto Interno Bruto, PIB), ao passo que, no mesmo trimestre de 2012, o valor nominal do défice era de -3206,9, o equivalente a -7,9% do PIB.

O INE destaca que as despesas de capital foram "em grande medida" influenciadas pela "contabilização do aumento de capital numa instituição financeira como a transferência de capital das Administrações Públicas em contas nacionais, no montante de 700 milhões de euros (1,8% do PIB)".

Estes números confirmam aquilo que o ministro das Finanças, Vítor Gaspar, já tinha afirmado no parlamento quando, na terça-feira, admitiu aos deputados que existia o risco de o INE reclassificar 700 milhões de euros gastos pelo Estado de injeção de capital em instituições financeiras, valor pago para a recapitalização do Banif, acordada no final do ano passado.

Nesta altura, Vítor Gaspar tinha alertado que o valor do défice, em contas nacionais (a ótica que conta para Bruxelas), deveria ficar mais próxima do limite superior apontado pela Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), de 8,7%, embora tenha garantido que isto não afetaria a meta para efeitos de Programa de Assistência Económica e Financeira.

Ainda do lado da despesa, o INE refere que, além da operação de aumento de capital do Banif, também as prestações sociais pagas aumentaram, sendo estas as duas componentes "com os contributos mais significativos para o aumento da despesa". Fonte: Jornal Noticias



Outros:
 capitalizacao-banca-banif                            
BPN dava 20 anos Orçamento das Freguesias                  BPN vendido com 60% de desconto ao BIC
Paulo Morais BPN foi Formado por Políticos                    BPN vai custar 3,4 mil milhões em 2012
Venda do BPN pouco transparente                                    BPN Francisco Louça no Parlamento
Cuico Versos Submarinos e BPN                                       BPN A Fraude sem Castigo
BPN Vivenda de Cavaco no Algarve                                  BPN-Falência provocava queda de 4% na ...
BPN 3 anos Subsídio Férias e Natal                                  BPN Duarte Lima
BPN - Mira Amaral convida Passos                                    BPN e a Bancarrota do País
O Dinheiro como Dívida Parte 1 de 5



A análise, na Edição das 12 do ETV, à crise no Banif e ao impacto na restante banca, com Sofia Santos e Francisco Ferreira da Silva.
ECONOMICO.SAPO.PT







Sem comentários:

Enviar um comentário