sábado, 15 de junho de 2013

O Palhaço visto por Paula Rego

Como diria um saudoso jornalista: E esta hem?

O palhaço
The last feed, de Paula Rego
(Vamos ver se o palhaço (este) vem ou não a Portugal - diz o meu Leitor)
O 'porquê' do 'palhaço'
Possivelmente, a razão do ápodo de M. Sousa Tavares pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender.
Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'
Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'. A Velha pode representar a política, ou a nação. O quadro chama-se 'A Última Mamada' ('the last feed').

Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.
Ainda não se sabe se/quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.
Confesso que ao ver isto, interroguei-me: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais. Fui investigar e confirmo. É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar. Ele há coisas... E depois não me digam que a Paula Rego não é mesmo do além...! Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro... Até eu estou aqui a rir sozinha, a olhar para ele. Vitima da palhaçada! Recebido por email

Outros links relacionados:
 Ali Babá e os 40 Ladrões                                  BPN Vivenda de Cavaco no Algarve
 Reavivar memórias - O nosso Presidente             PPP Ponte Vasco da Gama Lusoponte
Confiança no Presidente Cavaco                        Isto dava um Filme Cavaco/Duarte Lima
 Os números de Cavaco e Sócrates                     Despesa Pública os números do PSD e do PS
BPN A Fraude sem Castigo                                Como Fazer uma Escritura bem Feita !
Comparando salários Portugal e no Mundo            Carta Aberta ao Sr. Presidente
resgate um ano depois                                   As contas do Palácio de Belém
Porque não chegam os 10 mil de reforma a Cavaco        O Silva das Vacas
 Clan Duarte Lima e o Polvo Laranja                 BPN-Falência provocava queda de 4% na ...
  A Operação Face Oculta com Rabo de Fora!       Paulo Morais BPN foi Formado por Políticos   


























Sem comentários:

Enviar um comentário