sábado, 15 de junho de 2013

Saúde O poder das nozes duas nozes

 A semente desse fruto de casca dura é a parte comestível que os antigos  chineses já recomendavam para fazer bem ao organismo
Elas têm cara de Natal. E é mesmo um presente para o paladar e para a saúde.
 Deliciosas, as nozes fortalecem as defesas do corpo, auxiliam na formação de glóbulos vermelhos, ajudam a curar ferimentos mais depressa, fortalecem  ossos e dentes e, ainda, atuam contra o envelhecimento das células.
Com  tantas qualidades, desses frutos de casca dura, e põe dura nisso, o que se  come é a semente e elas podem e devem entrar no cardápio todos os outros  dias do ano.




Mas qual é a melhor: a pecã, nacional, ou a importada? Saiba que as duas são  iguais. A noz importada da Europa e da América do Norte e a pecã brasileira (aquela mais comprida e de casca lisa) têm praticamente os mesmos valores  nutricionais. Na verdade, a maior parte das mudas de nogueira pecã
trazidas  para o Brasil nos anos 70 vieram do sul dos Estados Unidos.
 Elas são tão poderosas que a ingestão diária dessas `cápsulas de saúde`, mesmo em pequenas quantidades, pode evitar - acredite! - até 65% o risco de doenças do coração. Isso porque reduzem as taxas de colesterol e a formação  de coágulos no sangue, além de ter ação antiinflamatória. Os responsáveis  por esses benefícios são os ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoléico. Mais: contêm fósforo e potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.
Os chineses sempre souberam das vantagens desse alimento. Como a nogueira é originária da Ásia, não é de se estranhar que um milenar ditado da região  recomende comer uma noz ao dia para beneficiar o coração.
Por serem ricas em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, as  nozes funcionam ainda como agentes de prevenção do câncer. E a mesma vitamina é importante para estimular a fertilidade masculina.
 Por outro lado, seus compostos chamados fitoestrogênios - aqueles encontrados também na soja - reduzem os problemas relacionados à menopausa.
 Além disso, o fruto é rico em cálcio, fundamental para a saúde de ossos  dentes.
 Quem fuma ou vive em cidades poluídas encontra no alimento um grande aliado.
 Os antioxidantes presentes nas nozes melhoram a resistência pulmonar e  reduzem os danos das toxinas inaladas. Essas substâncias aumentam ainda as  defesas contra doenças, segundo pesquisa feita na Universidade de Harvard,  nos Estados Unidos.
 E não acabou: ela é um dos itens com maior teor de vitamina B6. Só o gérmen  de trigo e peixes como a sardinha ou o salmão, ganham da noz nesse quesito.
 Essa vitamina atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos  vermelhos.
 Mas ela engorda?
 Só para quem exagera no consumo. Para ter todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias, o qu  é igual a duas barras de cereais.
Você pode saboreá-las no café da manhã, com cereais e frutas ou batidas com  leite; no almoço ou jantar, picadas na salada verde, sobre risotos, massas e molhos. No lanche, experimente misturá- las a frutas secas. É difícil encontrar outro alimento tão versátil!
 Fonte: Revista Viva Saúde


Outros Relacionados:
A (evidente) causa primária do cancro                     Erva Daninha mata Cancro
Orégãos e a cura da Próstata                                 Saúde Uma Bebida Milagrosa
Só água e sabão nas axilas!!!                                 Fundação Champalimaud.
 Produtos que fazem bem à Saúde                                 Bebendo saúde

Alimentos Bons para a Saúde                                         Não desperdice a casca do Limão
 Jindungo (Piri-piri)                                                                Benefício do Álcool nos Idosos
Dr. Bactéria Sete erros na Cozinha                        Anedota Bolo de casamento e Couve-flor  

Sem comentários:

Enviar um comentário