domingo, 4 de março de 2012

Vencimentos na RTP




Catarina Furtado ganha mil euros por dia!

Catarina Furtado, que sábado passado estreou "A Voz de Portugal" na RTP1, é a estrela mais bem paga na estação pública. A revista "Focus" assegura que ela recebe 30 mil euros por mês.
Em tempo de crise, esta notícia não caiu nada bem e não tardaram a surgir as habituais manifestações de desagrado.
 No entanto, Catarina não está sozinha nestes salários milionários.

José Carlos Malato é a figura pública que se segue, ao receber 20 mil euros por mês, valor semelhante ao do seu colega Fernando Mendes.
Jorge Gabriel recebe 18 mil, seguido por Sílvia Alberto e João Baião, que recebem 15 mil. A bela Sónia Araújo aufere 14 mil, valor semelhante ao do diretor de informação Nuno Santos.
O jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos leva para casa 13 mil euros todos os meses. Depois vem a apresentadora Tânia Ribas de Oliveira e a jornalista Fátima Campos Ferreira, ambas com 10 mil euros, e por fim Maria Elisa, que ganha 7 mil euros. 
 A polémica está, ao que parece, instalada no interior da estação pública e ameaça alastrar ao exterior. Num momento em que o Governo estuda a privatização de um dos canais da RTP, a divulgação destes números só vem dar força aos que consideram a RTP um "sugadouro" do dinheiro dos contribuintes. Dá que pensar... não??!




abelhao
24.08.2012 - 20:45


UMA OFENSA A TODOS OS PORTUGUESES DESEMPREGADOS SEM SUBSÍDIO

A RTP ofende todos os portugueses com os salários vergonhosamente escandalosos que paga a certos funcionários, nomeadamente, aos jornalistas que apresentam notícias e não só. José Alberto de Carvalho (15.999 euros) e José Rodrigues dos Santos (14.644 euros), o dobro do que recebe o primeiro-ministro José Sócrates e muito mais que o Presidente da República.

O nosso dinheiro que endereçamos através da factura da luz para a RTP não pode continuar a pagar estes desmandos. Fiquei verdadeiramente chocado. E digo-vos, meus amigos, sem falsa modéstia e com o orgulho de ter trabalhado muitos anos em televisão, que eu faria a mesmíssima coisa, ou mais ainda, que estes três profissionais que referi e que me acharia muito bem pago com o recebimento de 3.000 euros. Preparar um telejornal não é nada deste mundo, ler notícias através de um teleponto muito menos trabalhoso, telefonar a captar informação é só discar o número do interlocutor que se pretende, redigir notícias que ao fim e ao cabo limitam-se às "entradas" para o pivôt ler antes dos RM's com as reportagens dos outros é algo do mais fácil que realizei enquanto trabalhei em televisão. Vencer mais que os outros diz simplesmente à responsabilidade de dirigir o todo da redacção.
Qual o trabalho destes senhores se têm um império de secretárias e jornalistas a efectuar a "papa" toda?
Desde já, mesmo com os meus 60 anos, lanço daqui um desafio à Judite, ao José Alberto e ao José Rodrigues dos Santos, que se tiverem coragem, permitam que eu chegue à redacção da RTP às 9.00 horas de um dia a combinar, usufrua da mesma assistência e dos profissionais que têm ao vosso serviço e que seja eu a apresentar o telejornal à 20.00 horas. Com uma dificuldade acrescida: caio de pára-quedas numa redacção que não conheço, reuno com quem não conheço, contacto com quem não conheço e mesmo assim, sem qualquer receio, garanto-vos, que se tiver a mesma colaboração e entrega dispensada pelos profissionais da casa, que o telejornal será transmitido do mesmo modo que vocês o fazem. Com uma diferença: na imagem aparecerá um tipo parecido com os jornalistas-pivôt americanos e australianos que na maioria dos casos têm mais de 55 anos.
Notem que, não creio que existam muitos cidadãos em Portugal que vos possam enviar este desafio. Então, assumam-se e aceitem.

O jornal 24 Horas diz-nos que José Alberto Carvalho tem como vencimento ilíquido e sem contar com as ajudas de custos a quantia de 15.999 euros por mês, como director de informação. A directora-adjunta. Judite de Sousa, 14.720 euros. José Rodrigues dos Santos recebe como pivôt 14.644 euros por mês. O director-adjunto do Porto, Carlos Daniel aufere 10.188 euros brutos, remunerações estas que não contemplam ajudas de custos, viaturas Audi de serviço e mais o cartão de combustíveis Frota Galp.

De salientar que o Presidente da República recebe mensalmente o salário ilíquido de 10.381 euros e o primeiro-ministro José Sócrates recebe 7.786 euros

Outros escândalos:
- Director de Programas, José Fragoso: 12.836 euros
- Directora de Produção, Maria José Nunes: 10.594
- Pivôt João Adelino Faria: 9.736
- Director Financeiro, Teixeira de Bastos: 8.500
- Director de Compras, Pedro Reis: 5.200
- Director do Gabinete Institucional (?), Afonso Rato: 4.000
- Paulo Dentinho, jornalista: 5.330
- Rosa Veloso, jornalista: 3.984
- Ana Gaivotas, relações públicas: 3.984
- Rui Lagartinho, repórter: 2.530
- Rui Lopes da Silva, jornalista: 1900
- Isabel Damásio, jornalista: 2.450
- Patrícia Galo, jornalista: 2.846
- Maria João Gama, RTP Memória: 2.350
- Ana Fischer, ex-directora do pessoal: 5.800
- Margarida Neves de Sousa, jornalista: 2.393
- Helder Conduto, jornalista: 4.000
- Ana Ribeiro, jornalista: 2.950
- Marisa Garrido, directora de pessoal: 7.300
- Jacinto Godinho, jornalista: 4.100
- Patrícia Lucas, jornalista: 2.100
- Anabela Saint-Maurice: 2.800
- Jaime Fernandes, assessor da direcção: 6.162
- João Tomé de Carvalho, pivôt: 3.550
- António Simas, director de meios: 6.200
- Alexandre Simas, jornalista nos Açores: 4.800
- António Esteves Martins, jornalista em Bruxelas: 2.986 (sem ajudas)
- Margarida Metelo, jornalista: 3.200

ISTO É UM ESCÂNDALO!!!

2 comentários:

  1. Até me admira como é que o querido líder Sócrates não acabou com estes vencimentos luxuosos para distribuir pelos pobres. Ele foi tão bom primeiro-ministro

    ResponderEliminar
  2. Eu sei que este comentário chega fora de prazo mas por que não fazer o mesmo inventário salarial relativamente aos funcionários das 3 Antenas? E não esquecer os penduras eternos como Machado Vaz e outros do mesmo jaez. Também se trata da coisa pública, não?

    ResponderEliminar