sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Culinária Arroz à Valênciana Tipo Paelha



Ingredientes para 8 pessoas
4 colheres de sopa de margarina Vaqueiro 
1 dl de azeite 
300 g de lulas em argolas 
500 g de tomate 
3 cenouras 
300 g de ervilhas descascadas 
2 pimentos verdes 
250 g de miolo de berbigão 
400 g de carne de porco limpa 
6 salsichas 
600 g de gambas 
açafrão 
400 g de arroz 
sal 
pimenta 
pimentos morrones 

Preparação
Aqueça 2 colheres de sopa demargarina Vaqueiro e o azeite num tacho grande e com o fundo espesso. Junte as lulasem argolas e deixe fritar. Adicione o tomate, sem pele nem sementes, cortado em cubos. Quando o tomate estiver macio, junte as cenouras cortadas em rodelas, as ervilhas e os pimentos verdes cortados em tiras. Deixe as cenouras amolecerem e adicione o miolo de berbigão. Tape o tacho e deixe suar enquanto frita a carne de porco cortada em cubos pequenos na restante margarina Vaqueiro. Adicione as salsichas em rodelas e deixe saltear um pouco. 
Entretanto, coza as gambas em água a ferver temperada com sal durante 2 minutos. Escorra e reserve o caldo depois de coado. Descasque as gambas, reservando algumas com casca para decoração. 
Junte a carne ao refogado de legumes e regue com a água de cozer os mariscos (2 vezes e meia a quantidade do arroz) onde previamente diluiu um pouco de açafrão. Assim que o caldo levantar fervura, deite o arroz, tempere com sal e pimenta e deixe cozer durante 13 minutos. Um pouco antes de terminar a cozedura do arroz, adicione as gambascozidas e descascadas. Enfeite o arroz com pimentos morrones e as gambas reservadas.
Vi tória Ramos



Sem comentários:

Enviar um comentário