segunda-feira, 15 de abril de 2013

Austeridade Mata Europa New York Times

            

 New York Times: Remédio da austeridade está matar doente europeu

O Conselho Editorial do norte-americano New York Times escreve hoje que a «medicina amarga» da austeridade está a matar o doente, usando o exemplo de Portugal.
«Há mais de dois anos que os líderes europeus têm imposto um 'cocktail' de austeridade orçamental e de reformas estruturais em países debilitados como Portugal, Espanha e Itália, prometendo que isso será o tónico para curar as maleitas económicas e financeiras, mas todas as provas mostram que estes remédios amargos estão a matar o paciente», escreve o Conselho Editorial do jornal norte-americano New York Times, um dos mais vendidos nos Estados Unidos da América.


O artigo de opinião explica que o principal problema de as medidas de austeridade não estarem já a ter o efeito pretendido - crescimento económico - é, para além do aumento do desemprego, a criação de um descontentamento popular que favorece grupos como o Movimento Cinco Estrelas, em Itália.
«O verdadeiro perigo para a Europa é que movimentos como esse aumentem e que os eleitores e os decisores vejam cada vez menos vantagens em permanecer no euro. Se os países começam a sair da moeda única, isso causaria pânico generalizado no Continente e milhares de milhões de dólares em perdas para os governos, os bancos e os investidores na Alemanha e noutros países ricos europeus, já para não falar no resto do mundo», escreve o jornal, sublinhando que «se os líderes europeus deixaram essas forças políticas ganharem força, toda a gente no Continente, e não apenas os portugueses ou os italianos, ficarão pior».
Numa parte dedicada exclusivamente a Portugal, o jornal escreve que «o Governo de Passos Coelho cortou a despesa e aumentou os impostos, tanto que o défice orçamental caiu cerca de um terço entre 2010 e 2012» e acrescenta que o resultado destas e de outras reformas é que o desemprego subiu para os 18%. Assim, «os economistas dizem que Portugal vai provavelmente ter um défice orçamental, este ano, maior que o acordado [com a 'troika'] (...) porque as políticas nacionais, sem surpresa, causaram uma recessão mais profunda que o previsto».
O artigo defende, por isso, que líderes como a chanceler Angela Merkel parem de insistir na austeridade e «ajudem a aumentar a procura, por exemplo, permitindo que os países mais frágeis possam emitir dívida pública apoiada pela zona euro», o que, no entender deste Conselho Editorial composto por editores e antigos diretores, e que responde diretamente ao presidente do grupo detentor do New York Times, ajudaria os países a sair da «espiral recessiva». Fonte: TSF


Protesto no Parlamento Europeu - AJUDE A DIFUNDIR ESTA FOTO!
A revolta contra a austeridade já chegou ao Parlamento Europeu. Esta semana os deputados europeus da esquerda manifestaram-se contra a Troika. Esta foto está a correr a Europa toda, mas ... alguém a viu na imprensa portuguesa? Como podem ver, deputados europeus manifestaram-se com a palavra de ordem:
Tirem as patas de cima de: CHIPRE, PORTUGAL, GRÉCIA, ESPANHA, IRLANDA.
Mas... por cá, se não for a internet, nada sabemos!
Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Inline image 1
                  DIFUNDE-A...

Ourtros Relacionados:
Irlanda FMI Diz Austeridade não Resultou
Austeridade Estas medidas são um erro             Austeridade Nobel da Economia Joseph Stiglitz Austeridade Medidas Victor Gaspar         Bardamerda e caladinhos austeridade em 30 ...
Krugman e Layard contra austeridade                As medidas de Austeridade deste Governo
Medina Carreira Austeridade 7 Maio                  austeridade é uma ideia Perigosa Mark Blyth
Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012             Europa Três anos de crise da dívida
O regresso da pobreza à Europa                         Poesia O Zé na miséria e eles ricos
Transparência - Carlos Moedas                           O resgate um ano depois
Argentina Memorias do Saque                                     Fantasias orçamentais Jornal de Negócios
 Austeridade Paul Krugman Acabar com a crise já.        O Que é o BCE




Sem comentários:

Enviar um comentário