segunda-feira, 1 de abril de 2013

China Crescimento Económico Desacelera

                       


O Capitalismo conduzido nas ultimas décadas pelas mãos dos neoliberais conduziram o ocidente para uma economia de consumo e a crédito.

Curiosamente são os comunistas que andam a comprar Divida Publica Capitalista ... não é difícil prever que isto vai acabar mal ...


A confirmar-se, a notícia tem potencial para ser o "virar de maré" que há vários anos se vaticina para os mercados financeiros mundiais.
OBSERVADOR.PT



A China é o motor da economia mundial, mas ameaça gripar. Para manter a rota do crescimento, Pequim terá de abandonar um modelo económico esgotado e superar uma série de desafios. Esta tarefa hercúlea inclui provas como o reforço do consumo, a conservação dos recursos e a conquista da confiança externa.

O mundo depende cada vez mais do poderio económico chinês para crescer, mas os sintomas de desaceleração acumulam-se no gigante asiático.

Deste modo, o país que, há duas décadas, preocupava o resto do globo pela forma como inundava os mercados com produtos a preços reduzidos e capazes de dizimar qualquer concorrência provoca hoje o temor contrário. Afinal, a ameaça de quebra brusca no ritmo de crescimento da segunda maior economia mundial origina calafrios entre as empresas e os governos à escala planetária, que se arriscam a perder uma das suas principais molas de expansão.

Vamos a números. A Academia de Ciências da China publicou, no final de janeiro, as suas mais recentes projeções económicas, antecipando que o Produto Interno Bruto (PIB) do país vai crescer 8,4% este ano, avançando 0,6 pontos percentuais em comparação com os dados de 2012. No entanto, a expansão de 7,8% registada no ano passado, embora seja uma miragem para as economias ocidentais, foi a mais débil registada nos últimos 13 anos. Acresce que, para os próximos dez anos, a taxa de crescimento potencial da economia chinesa deve cair entre 7% e 8,5%, de acordo com as mesmas estimativas.

Perante este cenário, será que o império chinês chegou ao limite? Embora as posições dos economistas divirjam quanto à gravidade da situação, é certo que Pequim enfrenta um conjunto de desafios, que terá de superar para continuar na rota da expansão.

O primeiro obstáculo identificado pelo OJE decorre do próprio modelo de crescimento. A China cresce a uma cadência superior aos 10% ao ano desde a década de 90, mas este desempenho foi impulsionado, sobretudo, por programas de investimento comandados pelo Estado. O economista Michael Pettis, professor da Universidade de Pequim, adverte que, como a dívida cresce mais rapidamente do que a economia, este status quo não é sustentável a médio prazo. Assim, "uma quebra acentuada da expansão económica parece inevitável", prevê Pettis, em declarações reproduzidas pela revista brasileira Exame.
20/02/13, 09:38 Por Pedro Fonseca de Castro/OJE




















Outros Relacionados:











A China está a instalar uma “muralha de areia” no Mar da China meridional, nomeadamente junto às ilhas Sprateley que ultrapassam largamente as águas...
GUERRABLOG.BLOGS.SAPO.PT


LIGA ECONÔMICO MUNDIAL TABELA RELATÓRIO post anterior: Tabela CEBR Liga Mundial Econômicopróximo post: Top 10 previsões para 2014
Voltar à pesquisa
26 de dezembro de 2013
Liga Econômico Mundial Tabela do CEBR (WELT) relatório para 2013 mostra China ultrapassar EUA em 2028; Reino Unido para ultrapassar a Alemanha '2030'
Liga Econômico Mundial Tabela 2013 mostra China ultrapassar EUA em 2028; Reino Unido para ultrapassar a Alemanha '2030'
 PIB da China em $ para ultrapassar os EUA só em 2028 - muito mais tarde do que a maioria das previsões anteriores
 PIB da Índia ultrapassa o Japão também em 2028
 Reino Unido faz segundo melhor de economias avançadas e ultrapassa Alemanha para se tornar a maior economia da Europa Ocidental '2030'
Economia brasileira a ficar para trás no Reino Unido até 2023 - na época da Copa do Mundo de futebol em 2014 "pelo menos a Grã-Bretanha vai vencer o Brasil em algo .... ' 
O líder consultoria econômica CEBR libera seu relatório anual World League Econômica Tabela esta manhã. O relatório apresenta um relatório de final de ano no PIB nos 30 maiores economias do mundo. Ele também prevê que os países estarão na 'Trinta Top' para 5, 10 e 15 anos.

O relatório deste ano é actualizado para ter em conta o excedente provável de energia e queda dos preços de petróleo e gás na década de 2020, os preços das commodities mais fracos do que anteriormente se esperava eo sell-off de algumas moedas de mercados emergentes, em meados de 2013.

Os pontos-chave do relatório deste ano são:
Nossos últimas previsões mostram agora China ultrapassar os EUA em 2028 para se tornar a maior economia do mundo . Esta é mais tarde do que alguns analistas têm sugerido e reflete o desempenho contínuo de os EUA como a mais forte economia do Ocidente e do abrandamento da economia chinesa.
Índia ultrapassa Japão em 2028 para se tornar a terceira maior economia do mundo. Abenomics significa que o Japão é provável que siga uma política de moeda fraca para o futuro previsível, o que significa que seu PIB em dólares fica ultrapassado pela Índia no início do que se esperava anteriormente.
Brasil ultrapassou o Reino Unido em 2011 para tornar-se brevemente 6 do mundo ª maior economia. Mas, desde então, caiu para trás e não ultrapassar novamente até 2023, quando se ultrapassa Reino Unido e Alemanha para se tornar a quinta maior economia do mundo. Em 2014, enquanto a Copa do Mundo é realizada no Brasil, ele ainda parece provável que a Inglaterra venceu o Brasil em algo por ainda ter uma economia maior!
O Reino Unido é a economia realizando o segundo melhor do Ocidente . Na verdade, é a única grande economia ocidental para se deslocar até a tabela classificativa (temporariamente) a tornar-se 5 do mundo ª maior economia em 2018 por ultrapassar a França. Depois disso, ele desliza para trás e 7 º lugar em 2023 e 2028, como a Índia eo Brasil ultrapassar. Mas em 2028 a economia do Reino Unido está previsto para ser apenas 3% menor do que a economia alemã e é provável que ultrapasse a Alemanha para se tornar a maior economia da Europa Ocidental por volta de 2030.
O crescimento lento, uma moeda enfraquecimento e para alguns países dinâmica demográfica adversas atingiu as economias europeias . Nós fazemos a suposição de previsão que o Euro mantém juntos para essas previsões. Caso o Euro terminou, as perspectivas para o PIB alemão seria muito melhor e as perspectivas para as outras economias europeias proporcionalmente pior. Partindo do pressuposto de que o euro tem, Alemanha cai da quarta maior economia em 2013 para o 6 º maior em 2023 e 2028. Para França, a queda é mais íngreme - de 5 ª em 2013-8 ª em 2018-10 ª em 2023-13 ª em 2028. Da mesma forma Itália cai de 8 º em 2013-15 ª em 2028 e Espanha a partir de 13 º em 2013-18 ª em 2028.
2013 mostra apenas duas mudanças no top 20 economias - Rússia supera recessão atingidas Itália para ganhar 8 º lugar e Canadá ultrapassa a Índia como um resultado do colapso da rupia para retomar sua posição como a segunda maior economia do Commonwealth ea 10 ª . maior economia do mundo Abaixo do top 20 algumas das mudanças são mais dramáticos - O Irã cai de 21 ª posição para 30 ª , como sanções morder; África do Sul cai de 28 º para fora do topo de trinta (33 ª ), como greves, crescimento lento e uma moeda enfraquecimento afetar a sua posição.
Em 2018 as economias emergentes estão em movimento. A Rússia é até um ponto alto da 6 ª ; Índia 9 º , México 12 º , a Coreia do 13 º e Turquia 17 º . Tailândia (desde que a estabilidade política retorna) entra no top 30 em 27 º .
Em 2023 a Índia eo Brasil estão em marcha. A Índia é até 4 ª , o Brasil a 5 ª . Taiwan invade o top 20 em 19 º .
Em 2028 a tabela classificativa está sendo reordenado. China mudou-se para No 1; Índia para Não 3. México está no top ten no n ° 9. Coréia e Turquia são 11 º e 12 º e ter ultrapassado a França. Como símbolos da nova ordem mundial, Nigéria, Egito, Iraque e Filipinas entrar no top 30. Todo o último grupo dependem da manutenção ou, em alguns casos, recuperando a estabilidade política.

Exportadores para a china
Volkswagen Vende automóveis produzidos na Autoeuropa Almina
Almina - Explora as minas de Aljustrel e exporta metais como cobre e zinco
Caima - Actua na indústria do papel e vende para a China
Fisipe - Faz fibras sintéticas
Somincor - Explora a mina de Neves-Corvo e exporta sobretudo cobre e zinco
Lista de conquistas - Empresa unipessoal, actua no ramo das sucatas
Ikea - Cadeia sueca constrói móveis e vende para o mercado chinês
Continental Mabor- Actua na indústria dos pneus
Repsol polímeros - Fabrica plásticos que comercializa no país







Sem comentários:

Enviar um comentário