quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dívida Pública continua a aumentar

Dívida pública aumenta 131 milhões de euros por mês

 Trajetória da dívida pública continua a subir, já que em setembro de 2012 era de 120,2% do PIB, e em dezembro do ano passado correspondia a 123,6% do produto, segundo dados do Banco de Portugal.

A dívida das administrações públicas ascendeu aos 209 mil milhões de euros em fevereiro deste ano, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal, o equivalente a 126,3% do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, a dívida total das administrações públicas era de 208.857 milhões de euros no final de fevereiro, um valor que, em janeiro, era de 208.464 milhões, na ótica de Maastricht que é utilizada pela troika (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) e pela União Europeia. Ou seja, um aumento de 393 milhões de euros no trimestre, o que dá uma média mensal de 131 milhões.

 O Banco de Portugal só calcula o rácio da dívida em percentagem do PIB no final de cada trimestre, pelo que, para estimar este valor, a Lusa considerou como valor de referência o PIB nominal no fim de 2012, referido na primeira notificação do Procedimento dos Défices Excessivos, divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística a 28 de março.

A trajetória da dívida pública continua a subir, uma vez que, em setembro de 2012, a dívida pública era de 120,2% do PIB, e no final de dezembro do ano passado correspondia a 123,6% do produto, segundo dados do BdP.       Por: Lusa/Expresso 18 de abril de 2013

"Tem de ser feita uma reestruturação da dívida na zona euro".
OBSERVADOR.PT

Outros relacionados:
 Dívida Pública Ultrapassa 120% do PIB                 O Dinheiro como Dívida Parte 1 de 5
 Recessão Desemprego Défice Dívida Cresce          Dívida pública está sem travão
 Dívida Sobe como no Tempo de Sócrates               O que é a dívida Pública
 Dívida Pública 119,1% do PIB para 2012               Europa Três anos de crise da dívida
 Lição de educação à bancada do PSD                     Os números de Cavaco e Sócrates
 Recessão Austeridade não vai Salvar Portugal       O Euro e os Custos de Financiamento
 Irlanda FMI Diz Austeridade não Resultou           Alemanha condenada Pagar 2,3 mil milhões ...
 Despesa Pública os números do PSD e do PS






Sem comentários:

Enviar um comentário