segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A privatização / doação da RTP


Clique aqui para abrir vídeo

Francisco Louçã criticou o modelo de privatização da RTP divulgado, sublinhando que permitirá à empresa que ficar com a estação lucros na ordem dos 140 milhões com a taxa cobrada aos contribuintes "sem qualquer esforço ou mérito".

O coordenador do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, criticou hoje o modelo divulgado para a privatização da RTP, frisando que só um Governo "com tanta imaginação" é que poderia chegar a uma conclusão deste tipo.

"É um negócio pró menino e prá menina. Vai ser a primeira privatização na história de Portugal, em que a empresa que fica com o que é público não só não paga nada como vai receber", disse Louçã durante a sua intervenção num comício em Portimão.

Para Francisco Louçã, o cenário da concessão da RTP1 a privados e de encerramento da RTP2, divulgado pelo consultor do Governo António Borges, na quinta-feira, "é de facto uma privatização".

"No momento atual, não sabemos se isto é uma confusão do Governo, se é uma manobrinha de um assessor a puxar a brasa à sua sardinha, ou se é mesmo a ideia de entregar a privados a RTP", sublinhou o coordenador do BE.

É que, segundo Louçã, durante o dia de sábado aconteceu uma coisa espantosa: "O ministro do CDS veio dizer que não sabia de nada, do homem que em nome do Governo apresentou uma posição. Horas depois, o ministro da Defesa disse que daqui a algum tempo, o ministro Miguel Relvas sairá da clandestinidade e dirá a última palavra sobre o assunto".

"Governo com tanta imaginação"

O dirigente bloquista acrescentou que o modelo divulgado, permitirá à empresa que ficar com a RTP arrecadar lucros na ordem dos 140 milhões de euros por ano com a taxa cobrada aos contribuintes "sem qualquer esforço ou mérito".

"Só um Governo com tanta imaginação é que poderia chegar a uma conclusão destas. Que Governo é este que pode dar tudo a alguns, quando o que está a dar aos outros, é claustrofobia", destacou.

No seu discurso, na zona ribeirinha de Portimão, Francisco Louçã, falou ainda da quinta avaliação que a 'troika' fará a partir de dia 28 de agosto a Portugal, manifestando-se apreensivo com a degradação das condições sociais dos portugueses, "ao contrário do que o Governo quer fazer crer, ao dizer que está tudo a correr bem".

"Há tanto improviso nisto, que é como se o Governo tivesse algumas parecenças com aquele caso daquela senhora espanhola que se ofereceu para retocar uma pintura do século XIX de Jesus Cristo", ironizou Francisco Louçã.

Resultado é uma "borrada"

"O Governo, como  ela, propõem-se fazer uma tarefa para o qual não tem a mínima ideia como se faz. O resultado é uma autêntica borrada", observou o dirigente.

Acrescentou que, "neste caso, o Governo sabe bem o que está a fazer, porque ao facilitar os despedimentos, o resultado é despedimentos e aumentar os custos com a saúde e educação, é penalizar os mais pobres".

"Não temos espaço para mais austeridade. Recuperar a economia, é a sensatez que Portugal precisa e, um ano depois da 'troika', já não podemos continuar a percorrer o mesmo caminho", concluiu.

Fonte: 12:02 Domingo, 26 de agosto de 2012, http://expresso.sapo.pt/louca-privatizacao-da-rtp-e-um-negocio-pro-menino-e-pra-menina=f749044




Outros links relacionados:

 A Grande Loja Laranja e a EDP - Privatizações

 Medina Carreira Privatizações

 DJanuário - Este Governo é corrupto

 Transparência - Carlos Moedas

 Argentina Memorias do Saque

Chefia da EDP ganha 6 milhões

Sem comentários:

Enviar um comentário