quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dívidas do Estado Português

          

               

          


Estrutura da dívida
ESTRUTURA DA DÍVIDA
Como é fácil de perceber, nos próximos oito anos vamos ter pagamentos de dívidas que rondam anualmente os 6% do PIB. Todos os anos, para além do défice. O mesmo boletim descrimina as Obrigações do Tesouro que vencem até 2024. Como se pode ver no gráfico seguinte, que retrata quando essas Obrigações do Tesouro foram lançadas, bem como as taxas de juro e valor da dívida, vamos nos próximos anos ter que pagar as dívidas criadas na última década:
Dívidas em Obrigações do Tesouro
DÍVIDAS EM OBRIGAÇÕES DO TESOURO
Note-se como o valor de cada emissão foi sendo quase sempre maior, com excepção das últimas duas emissões. Note-se igualmente a emissão de 15 de Abril de 2006, que só será paga daqui a 24 anos!!! Decidido a escavar um pouco mais, ainda fiz um gráfico da dívida de curto prazo, que terá que ser paga nos próximos meses:
Bilhetes do tesouro
DÍVIDAS EM BILHETES DO TESOURO
Não vamos aqui tecer juízos de valores. Uma imagem vale por mil palavras, e assim todos podemos ter uma ideia clara do que aí vem. Teríamos todos a ganhar se os políticos baseassem as suas afirmações em gráficos tão simples como estes, e nos explicassem como é que isto vai ser tratado…
Escrito por A.Sousa, Quarta-feira, 25 Setembro 2013 às 9:00 e arquivado em Práticas. Pode seguir os comentários no RSS 2.0 feed. Pode deixar um comentário, ou trackback. Tags: .









Outros relacionados:
Euro e os Custos de Financiamento                      Fantasias orçamentais Jornal de Negócios
O resgate um ano depois                                           BPN A Maior Burla de Sempre em Portugal
Lição de educação à bancada do PSD                     O que é a dívida Pública



"Tem de ser feita uma reestruturação da dívida na zona euro".
OBSERVADOR.PT


Assunto: A Dívida

Pergunta:

"Quer dizer que nós portugueses, assim como espanhóis e os gregos, não deveríamos pagar a dívida?" 
Resposta de Noam Chomsky, Filósofo e Activista político norte americano:

"Bem, uma grande parte da dívida é aquilo que na terminologia legal se chama de "dívida odiosa", ou seja, uma dívida que não é da responsabilidade das populações.


Trata-se de um conceito da lei internacional criado pelos EUA e que remonta há mais de um século.

Quando os EUA conquistaram Cuba, em 1898, não queriam pagar a enorme dívida que Cuba tinha em relação a Espanha.

Então os EUA determinaram que a dívida não tinha sido contraída pelo povo cubano, mas pelos ditadores, os colonizadores. Portanto, a dívida foi considerada ilegítima e não teria de ser paga.

Este é um conceito que tem sido aplicado uma série de vezes.

Se olharmos para as dívidas de países como a Grécia, Portugal e Espanha, são contraídas por banqueiros, governantes e elites. As populações não têm nada a ver com isso e, portanto, não existe qualquer razão para pagarem".

Sem comentários:

Enviar um comentário