terça-feira, 2 de julho de 2013

María Luís Albuquerque Custos Políticos

Governo diz que escolha de Maria Luís tem "custos políticos" no curto prazo

O Governo considera que a escolha de Maria Luís Albuquerque para o cargo de ministra das Finanças tem "custos políticos no curto prazo".

Ainda assim, defende fonte oficial do Governo, a nomeação revela um forte sinal de liderança do primeiro-ministro.

O Executivo argumenta que "não há sinal mais forte de capacidade de liderança do primeiro-ministro do que a escolha" de Maria Luís Albuquerque para suceder a Vítor Gaspar como titular do Ministério das Finanças, já que "tem no curto prazo custos políticos". O porta-voz do executivo referia-se à "reacção mediática" à escolha de Maria Luís Albuquerque, que se deveu ao facto de a futura ministra estar envolvida na polémica da assinatura de contratos de swaps. A sucessora de Gaspar assinou contratos de alto risco quando era directora na Refer, no tempo do governo de José Sócrates.


No entanto, o Governo considera que esta foi a melhor escolha e que mostra liderança
por parte de Passos Coelho por "assumir os interesses do país à frente dos cálculos políticos".


A mesma fonte do Executivo recorda que a futura ministra é conhecedora dos dossiers e, por isso, está em condições para assumir o segundo ciclo de governação. Quem não estava em boas condições era Vítor Gaspar. O até agora ministro das Finanças "reconheceu que este custo político [de ter sido o rosto da austeridade] não o colocava nas melhores condições para conduzir o segundo ciclo" de governação. Esta fase necessita de "uma relação com a opinião pública que é diferente", marcada pelo investimento e pelo crescimento económico, sustenta a mesma fonte.
Fonte: EconómicoMarta Moitinho Oliveira02/07/13 13

Outros:
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/06/swap-maria-luis-albuquerque-refer.html

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/06/swap-governo-prefere-negociar-tribunal.html

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2013/06/swap-ana-drago-e-secretaria-estado.html




Sem comentários:

Enviar um comentário