domingo, 11 de outubro de 2015

As 59 mentiras de Passos Coelho




Pacheco Pereira
Pensaram sempre em atacar salários, pensões, reformas, rendimentos individuais e das famílias, serviços públicos para os mais necessitados e nunca em rendas estatais, contratos leoninos, interesses da banca, abusos a cartéis das grandes empressas. Pode-se dizer que fizeram uma escolha entre duas opções, mas a verdade é que nunca houve opção: vieram para fazer o que fizeram, vieram para fazer o que estão a fazer.
"Isto já não é um Governo, é um amontoado de gente tratando da sua vidinha"







A comunicação pafiosa,é diária,tipo "impechement",como fizeram no Brasil.




No quadriénio 2007-2010, suicidaram-se em média, por ano, em Portugal continental, 983 pessoas. No seguinte, 2011-2014, em que…




E este bastardo foi PM e é líder da oposição. Que povo menor elege ou escolhe um escroque.

destes?



Entretanto, os Portugueses pagam o BES (e os outros bancos).
TUGA.PRESS|POR TUGA.PRESS


Depois de meses a fio a tentar desmentir a esquerda, Passos Coelho voltou ontem a admitir a intenção de fazer cortes nas pensões caso fosse governo.

Depois de meses a fio a tentar desmentir a esquerda, Passos Coelho voltou ontem a admitir a intenção de fazer cortes nas pensões caso fosse governo. Em…
TUGA.PRESS


  





Passos Coelho nunca disse nada de jeito agora já não diz coisa nenhuma.




Passos Coelho faz lembrar o Almirante Américo Tomás.


Passos já não tem noção do ridículo do que diz.



TRAPASSOS DIABO COELHO - 2011
"Aceitarei reduções nas deduções no dia em que o Governo anunciar que vai reduzir a carga fiscal às famílias."
"Aqueles que são responsáveis pelo resvalar da despesa têm de ser civil e criminalmente responsáveis pelos seus actos." "Se formos Governo, posso garantir que não será necessário despedir pessoas nem cortar mais salários para sanear o sistema português." "A ideia que se foi gerando de que o PSD vai aumentar o IVA não tem fundamento." "A pior coisa é ter um Governo fraco. Um Governo mais forte imporá menos sacrifícios aos contribuintes e aos cidadãos." "O PSD chumbou o PEC 4 porque tem de se dizer basta: a austeridade não pode incidir sempre no aumento de impostos e no corte de rendimento." "Já ouvi o primeiro-ministro dizer que o PSD quer acabar com o 13.º mês, mas nós nunca falámos disso e é um disparate." "Já estamos fartos de um Governo que nunca sabe o que diz e nunca sabe o que assina em nome de Portugal." "Não aceitaremos chantagens de estabilidade, não aceitamos o clima emocional de que quem não está caladinho não é patriota" "Como é possível manter um governo em que um primeiro-ministro mente?" “não usaremos nunca a situação que herdamos como desculpa para o que tivermos que fazer”. “Governo não irá desculpar-se com o passado” "Estas medidas põem o país a pão e água. Não se põe um país a pão e água por precaução." "Estamos disponíveis para soluções positivas, não para penhorar futuro tapando com impostos o que não se corta na despesa." "Nas despesas correntes do Estado, há 10% a 15% de despesas que podem ser reduzidas." "Vamos ter de cortar em gorduras e de poupar. O Estado vai ter de fazer austeridade, basta de aplicá-la só aos cidadãos." "Ninguém nos verá impor sacrifícios aos que mais precisam. Os que têm mais terão que ajudar os que têm menos." "Queremos transferir parte dos sacrifícios que se exigem às famílias e às empresas para o Estado." Por: Zaratrusta.


Depois de meses a fio a tentar desmentir a esquerda, Passos Coelho voltou ontem a admitir a intenção de fazer cortes nas pensões caso fosse governo. Em entrevista à TSF, o líder do PSD foi confrontado com o corte de 600 milhões prometido a Bruxelas em 2015 tendo respondido de forma implícita: “Preci...
GERINGONCA.COM


Miguel Sousa Tavares analisa, no habitual espaço de comentário no Jornal da Noite de segunda-feira, o crescimento económico nacional.
EXPRESSO.SAPO.PT

A marca: mafiosa do PSD continua: assaltam bancos por dentro e põem o povo a pagar o que lá falta... Riram-se de Centeno quando apresentou as primeiras políticas contrárias às deles... Disseram até que era a política de uma geringonça.. e riam e riam, esperando estatelar-se na primeira curva... Afinal, correu tudo ao contrário do que essa máfia esperava... E veio a admiração e o êxito... E vem agora esta máfia querer roubar-lhe os méritos? Roubar os méritos dos adversários? - Só os mafiosos conseguem... Porque têm lata para isso... Por: Pebatcruz Pedro Baptista


Crescimento faz-se sobretudo de exportações e de investimento. Ou seja, vai no caminho inverso ao que António Costa defendia e que assentava sobretudo no consumo. Mas a a verdade é que dupla Costa/Centeno teve a habilidade de…
SICNOTICIAS.SAPO.PT






O que fez a este país, devia ser julgado em tribunal militar, já que os civis parecem estar ao seu serviço. Não esquecer que cortaram pensões e ordenados, aumentaram brutalmente os impostos, venderam as jóias da Coroa, EDP, REN, ANA, CTT etc. etc.



"O PSD e o CDS-PP chamaram a TROIKA.
António Lobo Xavier disse na noite desta quinta feira que a entrada da troika em Portugal resultou da pressão exercida pelo PSD e pelo CDS"

O PSD e o CDS-PP chamaram a TROIKA. António Lobo Xavier disse na noite desta quinta feira que a entrada da troika em Portugal resultou da pressão exercida pe...
YOUTUBE.COM















OBS. Socrates deixou em 2011 uma divida de 184. mil milhões que corresponde a 94% do PIB, mas o Governo de Passos/Portas deixou uma divida de 290 mil milhões o que  corresponde a 135% do PIB. Antes diziam que era a bancarrota, agora dizem que e recuperação.























Passos Coelho , a Tecnoforma , uma ONG `fantasma ` e a `cunha `.


Como presidente do Centro Português Para a Cooperação, Passos Coelho viu amigos serem contemplados com automóveis topo de gama para uso pessoal, viajou em executiva e, sobretudo, mostrou que, aos 32 anos, já detinha uma…
VISAO.SAPO.PT


(In Blog O Jumento, 16/05/2017) Ando cada vez mais espantado com a política portuguesa. Durante meses o Coelho zurziu na Geringonça e dizia que o Apocalipse vinha a caminho com o Diabo a capitanea…
ESTATUADESAL.COM













Para além de serem convidados e não comparecerem, também não fazem falta nenhuma, todavia, vamos lá aguardar para ver qual a mentira que vão dar para justificar o estão de negação!!!


Sociais-democratas afirmam que não foram convidados para reunião sobre o pacote de medidas para a floresta

Quem já esqueceu a mentira que diziam que Sócrates tinha apresentado o PEC IV em Bruxelas sem dizer nada a Passos Coelho e depois o mesmo veio dizer que afinal tinha tido uma reunião antes. Já são useiros na mentira.






Se Passos Coelho deixar de ser primeiro-ministro após as eleições, tornar-se-á no primeiro, desde pelo menos 1976, a registar uma quebra no PIB durante o seu…
PUBLICO.PT





Ex - toxicodependente, com várias desintoxicações feitas em espanha, e com processos-crime por violência doméstica, por espancamento brutal da sua 1ª…
LUSOPT.PT


O líder do PSD acaba de dizer que dez dias depois dos incêndios, o Estado…
RTP.PT






O Programa “MENTIR Á FRENTE” (antes) “ FAZER
O CONTRÁRIO” (depois)
59- nós não assinamos o PEC4 porque basta de austeridade.

1-Nós estamos impacientes ( o Farsola e as suas 59 mentiras)
2- … Se o problema é que o estado o governo está a prometer alienar participações como quem vende os anéis para ir buscar dinheiro…
3- …Nós não podemos aumentar esta receita aumentando mais impostos
4- Porque se de cada vez que tivermos um problema de finanças publicas em Portugal nos últimos anos , a receita foi sempre a mesma , foi por as famílias e as empresas a pagar mais impostos ….
Pergunta : não é a favor e é bem claro nesta obra .Não é a favor do aumento dos impostos ?
5- Resposta: não acho que o estado tem de dar o exemplo. Portanto nos não devemos aumentar os impostos .O orçamente que foi apresentado na assembleia da republica esta ano, de alguma maneira vai buscar a
quem não pode fugir que é aos funcionários públicos e “PORTANTO PRECISAMOS DE UM GOVERNO NÃO SOCIALISTA “ em Portugal
6- …não se importam que eu diga isto :Eu também sei perdoar e espero que saibam perdoar… (referindo-se ao governo Sócrates)
7- …não faz sentido estar a pedir ás pessoas ás famílias Portuguesas as para pagarem mais a crise e ao mesmo tempo o estado estar a atribuir em milhões de euros de bónus aos gestores públicos . (referindo-se ao governo Sócrates)
8- …mas na prática estão-se a preparar para aumentar a carga fiscal .Como?
Reduzindo nas deduções que nos podemos fazer em sede de IRS ,e que representa sempre o mesmo esforço de tratar os Portugueses á bruta e de lhes dizer : - Agora não há outra solução. Nós temos um défice muito grande e portanto vocês vão ter de o pagar .
9- Já sugeri por mais que uma vez a substituição do senhor Procurador Geral da Republica
10- Eu penso que não é permitido que os salários mais baixos da função publica possa não perder poder de compra , isto é ser actualizados apenas pelo nível da inflação e portanto e só há duas formas de fazer isto. Tributar mais o capital financeiro com certeza que sim.
11- ... quero começar por pedir desculpa ...
12- ...não se pode manter um país a gerir a austeridade sem reforma
estrutural e sem crescimento...
13- Aqueles que hoje cumprem , esse não tem ajuda de ninguém esse pagam a crise , esse tem de pagar mais impostos . (referindo-se ao governo Sócrates)
14- A politica de privatizações SERÁ CRIMINOSA NOS PROXIMOS ANOS SE VISAR APENAS VENDER ACTIVOS AO DESBARATO PARA ARRANJAR
DINHEIRO.
15- Os sacrifícios não têm sido distribuídos com justiça nem equidade
(referindo-se ao governo Sócrates)
16- Para:… sugeria ao governo , que na preparação do orçamento de estado para 2011 adopte aquilo que os economistas ás vezes chama o orçamento de base 0
17- Agora é muito importante que esse resultado seja alcançado sobretudo por via do corte da despesa , que não sobretudo á custa da receita fiscal
18- Não contarão para mais ataques á classe média em nome dos problemas externos.
19- Nós não olhamos para as classe de rendimentos a partir dos 1000 e
poucos 1000 euros , dizendo. Aqui estão os ricos de Portugal , que paguem a crise.
20- Que nós temos um nível de vida mais caro do que a maioria das sociedades desta Europa fora, com ordenados bem mais baixos .
21- Nós obrigamos hoje as pessoas a pagarem com aquilo que não têm
22- O País quer mesmo saber se nos vamos ser como os outros até aqui , ou vamos ser diferentes (referindo-se ao governo Sócrates)
23- É a nossa segunda condição :”A DE NÃO TRAZEREM UM NOVO AUMENTO DE IMPOSTOS “, NEM DIRECTO NEM ENCAPOTADO
24-Tenciona o governo do ps que os Portugueses paguem mais em impostos 460 milhões de euros
25- Acusava-nos os partido socialista de querermos liberalizar os
despedimentos…”QUE LATA “ (referindo-se ao governo Sócrates)
26- Eu espero que esse orçamento , não traga mais impostos
27- …e já estão a fazer sacrifícios , mas eles não estão a ser distribuídos com justiça dentro da sociedade portuguesa. Relativamente a medicamentos que tinham até hoje uma comparticipação de 100%, porque correspondem a doenças graves, que atingem muitas vezes” PESSOAS QUE NÃO
TEM CONDIÇOES PARA COMPRAR ESSES MEDICAMENTOS “, a esses baixa-se as comparticipações , para esses não há dinheiro para o estado apoiar…?
28- …do nosso lado não conta para mais impostos …
29…para que o caminho que tem pela frente não seja ainda de mais impostos , mais desemprego e mais falências das empresas…
30- …aqueles que tem mais dificuldades vem progressivamente os estado retirar as suas contribuições , É NOS MESDICAMENOS É NA PRESENÇA DE SERVIÇOS PUBLICOS …
31- …é provável que o desemprego continue a aumentar … nós vamos dizer que é por causa da crise…?
32- …é que não é justo que ricos e pobres tenham o mesmo esforço quando beneficiam das politicas publicas …
33- … não podem ser aqueles que tem uma dimensão económica mais modesta a pagar para aqueles que precisam menos …(referindo-se ao governo Sócrates)
34- …passados 5 meses o governo limitou-se a aumentar os impostos …
35- …foi o próprio governo quem confessou a sua incapacidade , quando anunciou o PEC 3 . “LANÇADO DE NOVO ENCARGOS SOBRE AS
PESSOAS E AS FAMILIAS”, e antecipando medidas que só estavam previstas para o orçamento de 2011. Sempre pois pelo caminho mais fácil…não é só uma problema de justiça , na repartição dos sacrifícios ,é também saber se teremos condições de nos anos futuros de cumprir os nossos objectivos …
36- …que não matemos o doente com a cura , quer que enquanto for preciso apertar o cinto, que não fiquem aqueles que tem a barriga maior , com o cinto mais largo a desaperta-lo e a folga-lo….
37-…nós estamos impacientes …
38-…nós não podemos em 2011 fazer o que outros fizeram no passado “NÃO DIZEMOS HOJE UMA COISA E AMANHA OUTRA”…
39-…não! basta austeridade e cortar… “NÃO SE PODE CORTAR
CEGAMENTE”…
40- …é que as medidas agora anunciadas traduzem uma incompreensível insistência no erro . porque se “VOLTA A LANÇAR EXIGÊNCIAS ADICIONAIS SOBRE AQUELES QUE SÃO SEMPRE SACRIFICADOS”
41- … Porque se atacam uma vez mais alicerces básicos do estado social…
42- … “NÓS PRECISAMOS DE VALORIZAR CADA VEZ MAIS A PALAVRA”, para que quando ela é proferida possamos acreditar nela….
43- …espero que como futuro primeiro ministro não dizer ao País ingenuamente , que não conhecemos a situação… nós temos uma noção de como as coisas estão …
44- …se eu fosse primeiro ministro nós não estávamos hoje com as calças na mão a pedir e a impor mais uma plano de austeridade …(referindo-se ao governo Sócrates)
45- …outra vez medidas extraordinárias… a transferência do fundo de pensões da PT para o estado…não podemos por reformistas e pensionistas a “PAGAR”…
46- … se vier a ser necessário algum ajustamento fiscal ainda “A MINHA GARANTIA ERA QUE ELE SERIA CANALIZADA PARA OS IMPOSTOS SOBRE O CONSUMO “e não para IMPOSTOS SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS….(referindo-se ao governo Sócrates)
47- …já ouvi o primeiro ministro dizer infelizmente que o psd que acabar com muitas coisas e também com o 13º mês ….mas nós nunca falamos disso , e isso é uma disparate…tá bem?... isso é um disparate…
48- …o que o País precisa para superar esta situação de dificuldade , não é de mais austeridade. Portugal já vive em austeridade
O entrevistador pergunta : mas foi o senhor que falou em mais austeridade , relembro quando foi a Bruxelas
49- Resposta: …não é assim … lá …lá , lá lá…lá ..lá la, la (referindo-se ao governo Sócrates)
50- …o psd acha que o aumento de impostos que já está previsto por este governo, já é mais do que suficiente . Não é preciso fazer mais aumento nenhum de impostos…
51- …o IVA já ontem o referi ,não é para subir
….
52- …achamos que a carga fiscal que está definida é mais do que necessária , não precisamos de ir mais longe nesse aspecto… (referindo-se ao Portas)
53- …conseguir defender que os Portugueses de continuarem a despender despesas socias na área da educação , na área da saúde e da habitação que o partido socialista queria cancelar em sede de IRS…
54- ...temos pessoas que deixaram de ter
subsídios de desemprego, quase 300 mil pessoas …
55- ...estes que hoje sofrem, estes que não se sabem hoje defender, “ENCONTRARÃO SEMPRE EM MIM”, e no futuro governo do psd ,
um aliado amigo…
56- …significa que é importante em primeiro lugar não repetir os mesmo erros do passado que conduziram a uma recessão económica
57-… nós precisamos de diminuir mais a despesa e de aumentar mais a base fiscal “PARA OBTER UMA RECEITA FISCAL MAIOR “ , NÃO É AUMENTAR OS IMPOSTOS ….
58- …eu não quero ser primeiro ministro para dar empregos ao psd … eu não quero ser primeiro ministro para proteger AQUELES QUE SÃO MAIS RICOS em Portugal
59- nós não assinamos o PEC4 porque basta de austeridade.
Por: zeferino. Depois disso continuo a somar mentiras e nem sei onde vai parar.

60- Disse em Bruxelas que os cortes nas pensões e salários eram definitivos e em Portugal que eram temporários.

61- Prometeu devolver 35% da sobretaxa do IRS antes das eleições e no final devolveu ZERO.

62Governo de Passos Coelho aumentou administradores da ANAC mais de 150 por cento, nos últimos dias do governo.   O presidente da administração, Luís Miguel Ribeiro, por exemplo, passou a receber 16 mil euros. Por: JN

63 - Até eu ter saído do governo o BANIF estava a dar lucro.

64 O mentiroso do Passos Coelho, ''nunca inaugurei nada, então quem é que veio a Gondomar inaugurar uma escola ? E pior já nem era Primeiro Ministro.

65 Valpaços, 14/04/2014 - O Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho inaugurou as instalações da APPACDM em Valpaços.

66 - Pesquisr na NET.  Em 15 segundos de pesquisa encontrei diversas noticias relatando, por exemplo, a inauguração de uma nova ponte na foz do Rio Dão no IP3, a inauguração de obras da criação de uma infraestrutura de rega no Alqueva e até a inauguração do heliporto da nova sede da Polícia Judiciária que ainda não contava com a certificação do Instituto Nacional de Aviação Civil e que, por isso à data, ainda não podia ser utilizado.


Todas as fraudes e mentiras de Pedro Passos Coelho foram reveladas, e aqui vais ver a prova disso! É realmente chocante como foi possível...
PASSOS COELHO FOI APANHADO! TODAS AS FRAUDES E MENTIRAS FORAM REVELADAS! É CHOCANTE!



Ana Alexandra Gonçalves* Embora a actualidade internacional, nos dias que correm, acarrete um peso incomensurável, importa regress...
PAGINAGLOBAL.BLOGSPOT.COM|DE PÁGINA GLOBAL


Passos Coelho critica Governo por "querer devolver tudo num ano quando pode fazê-lo em quatro" e diz que resultado ou será "milagre&q...
OBSERVADOR.PT|DE CATARINA MARQUES RODRIGUES






             


Para quem tiver insónias:
Deixo versos de autor desconhecido com as minhas saudações republicanas, laicas e democráticas. Até amanhã se eu quiser.
Discurso do catedrático a haver
(em quadrinhas de mal dizer, para cantar à esquina)
I
Com todo este saber
(Isto é axiomático)
Quando for grande vou ser
Um professor catedrático.
Não sou de grande ciência
Mas sou muito carismático
Vou ser, tenham paciência,
Um professor catedrático
Graças a vistosa finta
Com um drible burocrático
Vou ser, e com grande pinta,
Um professor catedrático.
Não tenho modos de mestre
Sou mais para o autocrático
Mas vou, ao jeito rupestre,
Ser professor catedrático.
A gestão da Tecnoforma
De um modo automático
Só por si, já me transforma
Em professor catedrático.
II
E esta minha voz sonora?
E este meu jeito enfático?
E a minha arte canora?
Sou ou não sou catedrático?
E o meu pendor dogmático?
E o meu pin emblemático?
E o meu talento empático?
E o meu dom democrático?
E o meu quadro idiossincrático?
E o fôlego psicossomático?
E o olhar electrostático?
E o sorriso simpático?
III
Não serei um bom gramático
– Sou até muito assintáctico –
Resolvo de modo prático
Metendo um ano sabático
Queixo-me de reumático
E de um problema hepático
P’ra não falar no ciático
E no síndroma prostático
As escolas são como selvas
Para quem tem dotes escassos
Bem me vai dizendo o Relvas:
“Vai mas é estudar, ó Passos!”
Não gostaram do meu esquema?
(Eu sou um tipo esquemático)
É vosso, esse problema.
Por mim, vou ser catedrático
a) Autor desconhecido
Postado Poe: Carlos Esperança.


As mentiras que quase viraram verdade.

Mentiras:
1 - Sócrates levou o País à bancarrora.
2 - Sócrates Chamou a Troika.
3 - Já não havia dinheiro para pagar salários e pensões.

Verdades:
1 - Quem levou o País à bancarrota e a Europa, Grécia, Irlanda, Islândia, Chipre etc., foi a crise Internacional e a ganância da Banca, tal como aconteceu na Grande Depressão de 1929. ( Prof. Viriato Soromenho Marques, além de muitos mais.)
2 - A vinda da Troika foi por pressão do PSD/CDS e banca. ( Palavras de Lobo Xavier e Pacheco Pereira.) (Chumbo do PEC IV, já acordado por Bruxelas). 
Cito de memória o Sócrates: tinha havido um compromisso para que Portugal e Espanha fossem poupados a resgates.
https://www.youtube.com/watch?v=uOukbbIm_no
https://www.youtube.com/watch?v=yrsSlofyt3I
3 - O dinheiro da Troika foi para pagar aos Bancos Alemães e Franceses. É mentira que não havia dinheiro para pagar salários e pensões. (Palavras de Prof. Economia Castro Caldas, Paul de Grauwe, Conselheiro económico de Durão Barroso, Harald Schumann, jornalista alemão etc..) ( A dívida passou para a Banca Portuguesa e Segurança Social).
http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2014/05/portugal-e-grecia-bancos-alemaes.html



Eles disseram um bilião de vezes, que tinha sido o Sócrates, este é um deles, e diz que foram eles...

Silva Peneda (PSD). Eu defendo a erradicação deste PSD , adulterado por Passos, Relvas, Marco António, Marilú e Cavaco no mínimo por 1 Milénio.


VALEU A PENA? O GOVERNO PSD/CDS!!!!
Corte de pensões;
Brutal aumento de impostos;
Degradação dos serviços públicos;
Cortes nos apoios sociais;
Cortes de salários;
Privatizações;

Aumento da dívida pública;
Dívida em 2011 - 184.699 mil milhões
Dívida em 2015 - 290.000 mil milhões
Défice em 2011 - 7,4%
Défice em 2014 - 7,2%

SE OS QUE EMIGRARAM CÁ TIVESSEM FICADO, O DESEMPREGO REAL SERIA, SEGUNDO O CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA, DE 29%.

As Contas do Desemprego - 2015 (Mas sem "Tretas")
  620.400 - desempregados oficiais
+242.900 desencorajados
+242.800 subempregados
+158.000 ocupados IEFP
+ 450.000 emigrados
1. 714. 100 Desempregados reais 29%. 


Governo Passos/Portas - Recuámos
10 anos na riqueza produzida
20 anos no emprego
30 anos no investimento
40 na emigração.

http://viriatoapedrada.blogspot.pt/2015/09/comparando-governo-de-socrates-e-passos.html



Constitucionalista Jorge Reis Novais defende que "Portugal não está em condições de brincar aos governos" e que só a esquerda pode garantir maioria no…
DN.PT|DE GLOBAL MEDIA GROUP








NOTÍCIAS AO MINUTO · 4172 PARTILHAS






Volvidas quatro décadas de democracia, Portugal está governado por um "neoliberalismo repressivo", focado no "ataque ao Estado social" e que justifica…
NOTICIASAOMINUTO.COM



O histórico do CDS refere que o líder do PSD será “obrigado a negociar para fazer passar o seu governo”. Caso não consiga, Cavaco Silva será obrigado ...
WWW.RTP.PT|DE RTP, RÁDIO E TELEVISÃO DE PORTUGAL - MARIA FLOR PEDROSO - ANTENA 1


























































Constitucionalista Jorge Reis Novais defende que "Portugal não está em condições de brincar aos governos" e que só a esquerda pode garantir maioria no…
DN.PT|DE GLOBAL MEDIA GROUP





"Está na hora", eis o aviso que Miguel Relvas lança a Passos Coelho, defendendo que este é o momento de debater as primárias no PSD, logo depois das eleições autárquicas. "Debater ideias
ZAP.AEIOU.PT



Recado ao Pedro
Eu vou-te avivar a memória, já que não te lembras daquilo que fizeste quando eras Primeiro Ministro.

A primeira medida que tomaste foi o aumento do IVA, recordas?
Dessa medida resultou a falência de milhares de PMEs e o desemprego de milhares de trabalhadores.
Milhares de pequenos empresários ficaram sem meio de vida, cheios de dívidas viram-se obrigados a entregar casas aos bancos e a pedir esmola.
Conheci vários que se mataram dentro das empresas em desespero porque como eram empresários nem direito tinham a um subsídio de desemprego.

O desemprego disparou para níveis nunca vistos neste país.
As IPSSs, a Cáritas e outras organizações de Solidariedade Social não tinham mãos a medir para atender pedidos de ajuda de famílias inteiras que sem apoios da Segurança Social estavam a passar fome e desesperadas sem conseguirem fazer face ás despesas básicas.

Milhares de famílias foram atiradas para a rua, despejadas das suas casas pela Banca, por senhorios e pelas Finanças através de penhoras por dívidas ao Estado, quando muitas dessas dívidas eram de valor inferior ao valor real das habitações.

Depois vieram os cortes nas pensões de reforma, no complemento solidário para idosos, nas pensões de viuvez, nos abonos de família e nas pensões não contributivas como por exemplo no RSI que cortaste a torto e a direito sem olhar a quem e sem apelo nem agravo.

Aumentaste o IMI, começaste a cobrar IUC sobre veículos independentemente de estarem ou não em circulação, chegando ao ponto de cobrares esse imposto a quem nem carro tinha ou sobre veículos já abatidos há anos.

Aumentaste impostos na gasolina, no gasóleo, no tabaco, nas bebidas alcoólicas, aumentaste as portagens e todos esses aumentos foram reflectir-se no aumento do custo de vida que como é óbvio foi mais sentido pelas classes sociais mais frágeis e carenciadas.

Criaste as taxas moderadoras e com essa medida muitos idosos deixaram de ir ao médico ou aos hospitais.

Fechaste Centros de Saúde, Maternidades e Hospitais e muitos idosos morreram por falta de assistência médica, mas também jovens e parturientes morreram por falta de cuidados médicos.

Doentes oncológicos viram as suas cirurgias adiadas e sem cuidados continuados.
Doentes crónicos ficaram sem médicos de família e sem comparticipação em medicamentos imprescindíveis ao tratamento das suas doenças.

Lembras-te dos doentes com Hepatite C a quem negaste um medicamento que podia salvar vidas e mesmo curar?
Deu até azo a manifestações populares na AR que a tua amiga Assunção Esteves reprimiu e mandou deter alguns doentes que se manifestavam indignados e com razão!
Não eram suicidas mas tu querias bem lá no fundo que fossem para poupares algum. Fazia-te jeito para ficares bem visto perante a Troika e a tua amiga Merkele.

Fechaste escolas e fizeste dos professores e das suas vidas gato sapato, obrigando-os a andar em Bolandas sem saberem o que fazer e onde ir!

Mudaste Freguesias, alteraste comarcas, encerraste Tribunais e deste com os juízes e advogados em doidos com a porcaria do sistema Citius todo baralhado.
Esqueceste essa cena?
Eu lembro-te.

Dessa confusão resultaram prejuízos para empresas, para cidadãos e para todo o país que nunca mais se vai recuperar!

Pais que perderam a guarda dos filhos conheci 19, 5 mataram-se.
Fora os que não conheço e olha que não conheço muita gente.

Mães que se viram sem as pensões de alimentos por culpa da baralhada com o Citius foram milhares.

Uma era professora e o filho era deficiente.
Atirou-se da varanda de um hotel.

Mas também houve mães que envenenaram os filhos e a seguir mataram-se porque não tinham nem emprego nem apoios e nem ajuda de psicólogos.

Sabes Pedro, moro em Almada.
Fui obrigada a vir morar para aqui.
Não, não foi culpa tua.
As coisas neste país já não estão bem há muitos anos.
Realmente apanhaste o país num grande caos económico, mas mesmo assim se fosses honesto e um bom gestor terias evitado cortar onde mais doeu!
Os cortes atingiram os mais fracos e para recuperar um país começa-se por por ordem nas finanças públicas cobrando impostos aos que não pagam.

Mas para o fazeres, para cobrares aos que sempre fugiram aos impostos terias de começar por ti, não é assim?
E depois os teus amigos e financiadores não iriam gostar nada de terem de alargar os cordões à bolsa.

Mas como te dizia, vim viver para Almada há uns anos e sabes, aqui temos uma Ponte onde todos os dias durante o teu governo assistimos a muitos suicídios.

E também temos o Metro que não é subterrâneo, é como um eléctrico sabes?
Pois volta e meia para não dizer uma a duas vezes por semana, lá se tinha de chamar o INEM por causa de um velhote ou velhota que "escorregava" e caía à linha!

E quantos eu vi a chorar de vergonha por serem apanhados no supermercado a guardar uma lata de salsichas ou de atum na mala ou num bolso do casaco!!

E outros a sairem da farmácia sem aviar a receita porque a reforma tinha encolhido e os filhos tinham-se mudado lá para casa e estavam desempregados e sem subsídios de desemprego!

Sabes Pedro, sabes qual é o teu mal?

Teres tido um pai fantástico e uma mãe que tudo te desculpou.
Os anos de cabulice, as más notas no liceu, as noitadas na vadiagem, a vida boémia, as drogas, a pouca ou nenhuma vontade de estudar ou trabalhar e a falta de respeito por toda a gente.

Tu não tens noção da quantidade de vidas que deste cabo ao longo da tua vida, não só nos quatro anos em que te tivemos de aturar como Primeiro Ministro, mas desde que te conheci quando vivias na Rua República da Bolívia.

Tenho pena de não ter adivinhado naqueles anos naquilo em que tu te irias transformar!
A sério Pedro.
Naquele dia em que chamei a PSP de Benfica e evitei que a malta do Bairro do Charquinho te desse um arraial de porrada, se eu tivesse adivinhado no que te irias transformar, eu tinha fechado os olhos e fingido que te tinhas atirado da varanda do quinto andar.

Teria evitado tanta coisa, até ouvir as alarvidades que continuas a atirar pela boca fora.

Tantos anos depois e continuas a ser o mesmo chulo que conheci na nossa adolescência e juventude.

Olha Pedro, queres um conselho?
Reforma-te da política e mete uma rolha na boca ou um dia destes apareces suicidado nalguma esquina da vida.

É que nem todos os que te conhecem bem são tão pacíficos e compreensivos como eu e como a malta que te aparou as pancas lá em Benfica, tu sabes bem na casa de quem.

Espero que a Laura recupere depressa da maldita doença.
Ela não merece tanto sofrimento!

E se um dia nos voltarmos a cruzar nalguma rua de Lisboa vira o rosto, para que eu não me sinta tentada a sujar as minhas mãos na tua cara.

É que eu tentei duas vezes o suicídio por tua causa quando me vi atirada para a rua sem qualquer apoio e a lutar contra o cancro e sem ajuda psiquiátrica.

Não acertei na dosagem.
Não tinha de ser.

Quem sabe o que a vida me reserva?
Talvez me reserve a felicidade de te ver a ti Pedro e aos teus amiguinhos (tu sabes a quem me refiro) atrás das grades e a pagares pelos milhares de vidas dos que se suicidaram ou tentaram em desespero por vossa causa!

Assino o nick com que me conhecias: Nini Nilo















2 comentários:

  1. Este governo já morreu
    e o funeral já preparam
    roubaram tudo o que é meu
    nos quatro anos que passaram

    Passos e o Portas
    os dois mandantes neoliberais
    cortaram o País às postas
    e ainda queriam governar mais

    Cavaco era o timoneiro
    deste tudo começou
    dava ordens ao primeiro
    e o segundo concordou

    Agora andam com azia
    aqueles que o ajudaram
    era tanta a simpatia
    e mesmo a esses enganaram

    Não sei porque razão
    andam sempre a enganar
    se tivessem coração
    não punham o povo a emigrar

    Agora vou acabar
    com esta opinião
    outro vai governar
    com o PAF na oposição
    POR: poeta desconhecido

    ResponderEliminar