terça-feira, 21 de maio de 2013

Culinária Polvo à Lagareiro Batata a Murro


Ingredientes:

45 Batatas Peq. Novas
Sal Grosso q.b.
4 Kg de polvo congelado
1 cebola
azeite q.b.
20 dentes de alho

Confecção:

Comece por arranjar o polvo, lavando-o muito bem em água quente corrente e cortando-o em pedaços de dois tentáculos cada. Em seguida, coloque-o numa panela, juntamente com uma cebola descascada, cortada grosseiramente em meias luas, um pouco de sal e um generoso fio de azeite. Tape e deixe cozinhar lentamente.
Depois de cozido, deixe arrefecer um pouco.
Entretanto, esmague oito dentes de alho para o fundo de uma assadeira e regue com azeite, até cobrir todo o fundo. Coloque por cima os pedaços de polvo, devidamente escorridos da água e da cebola da cozedura, e salpique os mesmos com os restantes dentes de alho esmagados. Regue abundantemente com azeite e coloque ao forno para alourar.
Quanto às batatas, lave-as muito bem e coloque-as numa assadeira. Polvilhe prodigamente com sal grosso (não se preocupem que elas não ficam salgadas) e leve ao forno, em lume alto, aproximadamente uma hora. Convém mexê-las a meio da cozedura. No final, retira-se uma a uma para cima de uma tábua de cozinha e dá-se-lhe um murro. Serve-se simples, e no prato cada um colocará azeite ou molho do polvo por cima, conforme o gosto. Acompanhem com uma farta salada de alface, tomate e couve roxa.

Sugestão: Coloquem as batatas no forno antes do polvo, uma vez que, por estarem cruas, demoram mais tempo a cozinhar.

Por Vitória Ramos


Sem comentários:

Enviar um comentário