domingo, 15 de abril de 2012

BPN Duarte Lima

                               

A rede da maior fraude fiscal e de branqueamento de capitais detetada em Portugal tinha Duarte Lima como cliente e serviu para lavar fortunas de…
LUSOPT.COM|DE PORTUGAL

PORQUÊ O ECLIPSE DAS NOTÍCIAS SOBRE DUARTE LIMA?!...
Curioso...  Não acham?

Quando o assunto foi apenas o  assassínio no Brasil de uma idosa para efeitos de"golpe do baú"... eram notícias todos os dias... curioso...

Mas quando o assunto passou a ser as suas negociatas escuras com o BPN... acabaram-se as notícias.... SILÊNCIO... não vá ele bufar o muito que sabe sobre a temática...
 Porque será????...
 Ele saberá demais e terá ameaçado pôr a boca no trombone????

As escutas que levaram Duarte Lima à prisão

As conversas ao telefone, no Verão de 2011, sobre a venda do seu património, foram fatais para o advogado, revelando que tinha tudo preparado para fugir, por causa do processo no Brasil.

As escutas telefónicas a Duarte Lima no processo BPN, que esta semana começou a ser julgado, demonstram por que as autoridades decidiram avançar para a sua detenção, em Novembro de 2011. O advogado tinha tudo preparado para fugir: o plano passava por retirar de Portugal a secretária Marlete Oliveira, com quem tinha uma relação amorosa, realizar capital o mais rapidamente possível e juntar-se a ela mais tarde, com um pé-de-meia que lhes permitisse viver num país onde não existissem acordos de extradição ou alguma possibilidade de ser julgado.

Mas o caso BPN não era a maior dor de cabeça do ex-líder parlamentar do PSD. O homicídio de Rosalina Ribeiro, companheira do falecido milionário Tomé Feteira, em que era o principal suspeito da Polícia brasileira, foi a única razão para tentar escapar às autoridades. Contratara até um assessor de imprensa que colocava na comunicação social a sua versão. E, quando se apercebeu do cerco da Polícia e pressentiu que podia ser preso a qualquer momento, colocou o seu motorista a perseguir os carros suspeitos que rondavam a sua residência em Lisboa.

A pressa em desfazer-se dos seus bens e realizar dinheiro rapidamente tramou Duarte Lima. Depois de preso, alegou que estava a realizar capital para cumprir com o pagamento de avultados empréstimos a bancos, mas não convenceu os magistrados.

A casa na Quinta do Lago, no Algarve, que as autoridades suspeitam ter sido comprada com dinheiro desviado das contas de Rosalina Ribeiro, foi o que começou por denunciá-lo: na última metade de 2011, recorreu a agentes imobiliários para despachá-la a tempo de poder fugir.

Mas o receio de estar a ser escutado levou-o a ter cuidado ao telefone. As conversas desenvolviam-se muitas vezes de forma cifrada e inventava nomes para os intervenientes. Em Julho de 2011, a moradia da Quinta do Lago já estava à venda, mas não aparecia comprador para os 12 milhões de euros que pedia.

Leia mais na edição impressa do SOL, já nas bancas.

felicia.cabrita@sol.pt

Tags: Sociedade, BPN, Escutas, Duarte Lima, Rosalina Ribeiro



Sem comentários:

Enviar um comentário